Na tarde de terça-feira, 1, o governador Jorginho Mello (PL) assinou a ordem de serviço do projeto executivo e estudos ambientais para a dragagem do canal e montante dos Portos de Itajaí e Navegantes.
A cerimônia aconteceu na Associação Empresarial de Itajaí com a presença de empresários e autoridades locais. Segundo o governador, é mais um passo para a prevenção de enchentes e recuperação econômica desse Complexo Portuário.
O objetivo é viabilidade da manutenção e execução, com batimetria, visando a ampliação do canal navegável e acesso aos TUPs e estaleiros no rio Itajaí-açu.
“Estamos investindo e vamos continuar, vamos fazer aqui também na dragagem do porto e todos sabem. A recuperação deste trecho do Rio Itajaí-açu, que fica acima dos Portos de Navegantes e Itajaí, vai ajudar na prevenção e combate às enchentes que atingem a região. Mas também é uma obra que ajuda a recuperar a atividade dos terminais e estaleiros que atuam nesta área e que enfrentam dificuldades por conta da falta de dragagem”, afirmou Jorginho Mello.
O investimento do Governo do Estado nesses projetos será de R$ 820 mil, que virá do orçamento da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF).
A Acquaplan – Tecnologia e Consultoria Ambiental foi a empresa vencedora da licitação e terá 150 dias para concluir os trabalhos que envolvem a atualização e adequação de levantamentos hidrográficos e projeto executivo para dragagem do canal a montante do Porto de Itajaí com viabilidade da manutenção e execução, visando a ampliação do canal navegável e acesso aos TUPS e estaleiros.
“A situação atual apresenta restrições de profundidade que impactam diretamente na capacidade de operação portuária e na segurança da navegação. Este projeto determinará o que efetivamente precisa ser feito, qual o volume de dragagem nesta área, por exemplo, e a partir destas informações o estado terá informações sobre quais outros investimentos serão necessários para que as empresas que atuam na área possam se desenvolver e diminuir os riscos que a população enfrenta a cada período de fortes chuvas”, falou o secretário da SPAF, Ivan Amaral.
O aprofundamento do canal gerará uma melhoria na vazão do Rio Itajaí, conforme estudos realizados pela Defesa Civil, reduzindo os efeitos das cheias e inundações na região, beneficiando diversos municípios e a atividade portuária.