25.2 C
fpolis
25.2 C
fpolis
quinta-feira, 30 novembro, 2023

Governo de SC reconhece estado de calamidade pública em quatro municípios

Foto: Roberto Zacarias / Secom
Últimas notícias

O Governo de Santa Catarina reconheceu que as cidades de Laurentino, Rio do Oeste, Rio do Sul e Taió estão em Estado de Calamidade Pública. O decreto assinado pelo governador Jorginho Mello na última terça-feira, 31, foi publicado no diário oficial publicado no portal do Estado.

“A chuva atingiu o nosso estado de uma forma muito intensa, de uma forma que diversos munícipios ainda estão pedindo por ajuda. Esses quatro munícipios que decretamos a situação de calamidade pública, foram os que mais sofreram no decorrer do mês de outubro, com danos na agricultura, no comércio, nas vidas dos nossos catarinenses. A nossa Defesa Civil estará com atenção redobrada nesses municípios, dando ainda mais suporte e auxiliando todas as famílias”, disse o governador.

Com base no decreto, fica validada a situação de anormalidade nos municípios. Também fica confirmada a mobilização do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, para prestarem apoio complementar aos munícipios atingidos.

O Decreto entrou em vigor na data de sua publicação, com prazo de vigência de 180 dias.

 

Calamidade pública

A Defesa Civil de Santa Catarina esclarece que um município pode ser decretado em estado de calamidade pública quando a intensidade do desastre for classificada como nível 3. Os desastres de nível 3 são aqueles em que há um volumoso dano humano, material e ambiental, além de prejuízos econômicos e sociais, impondo-se a mobilização e a ação coordenada das três esferas de atuação do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, e, eventualmente de ajuda internacional, para o restabelecimento da situação de normalidade.

Lembrando que para haver o decreto é necessário ter o parecer favorável do coordenador municipal de Defesa Civil por meio de parecer técnico, tendo assim todas as informações sobre os municípios e oficializando a situação de calamidade pública.

 

*Com informações da Agência Catarinense de Notícias

Mais notícias para você
Últimas notícias

Receita paga nesta quinta lote residual de restituição do IR

Cerca de 358 mil contribuintes que haviam caído na malha fina e acertaram as contas com o Fisco receberão...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }