Na manhã desta terça-feira, 9, o governador Jorginho Mello apresentou o Plano Estratégico do Programa Compras SC (2025–2027) com o lançamento da plataforma digital “Compra Boa” e a assinatura de um termo de cooperação com a OAB/SC para adesão de atas de registro de preço.
Esse plano estratégico é um documento de planejamento que define as metas, prioridades e iniciativas do programa para os próximos dois anos. Ele foi elaborado para alinhar as compras públicas de Santa Catarina à nova Lei de Licitações, com regras claras e gestão integrada, uso eficiente dos recursos públicos, compras com responsabilidade social e ambiental e transparência nos processos. A expectativa é economizar R$ 1,5 bilhão com a centralização do serviço.
“Antes, cada secretaria fazia seus próprios processos, o que resultava em valores mais altos e prazos maiores. A partir da determinação do governador e com a centralização, o Governo conseguiu economizar cerca de R$ 800 milhões por ano e reduzir o tempo médio de contratação de 127 para 69 dias”, destacou o secretário de Estado da Administração, Vânio Boing.
Já a plataforma digital Compra Boa é uma solução inovadora que traz mais agilidade, padronização e segurança jurídica aos processos. A ferramenta permite automatizar documentos e reduzir burocracias; disponibiliza um marketplace para contratações diretas; moderniza o credenciamento de fornecedores; aproxima governo e empresas de forma rápida e eficiente, criando oportunidades para fornecedores locais e fortalecendo a economia catarinense.
Além da assinatura do termo de cooperação com a OAB/SC, o secretário Vânio disse que há também a expectativa de firmar um termo de cooperação com a Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam). “A ideia é possibilitar que todos os municípios catarinenses tenham acesso ao Compra Boa e otimizem o uso de recursos públicos, oferecendo também mais agilidade para as prefeituras”, acrescentou o secretário.



















