O grupo de pesquisa Transverso – Estudos em Jornalismo, Interesse Público e Crítica, do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC, lança hoje, 27, o podcast História mal contada – Os feminicídios na cobertura jornalística. O lançamento é de forma online, com a divulgação do material pela internet e redes sociais do grupo Transverso, onde o material já está disponível para acesso público.
Com três episódios, de cerca de 17 minutos cada, o podcast é um dos materiais produzidos pelo grupo Transverso para estimular o debate sobre a cobertura de feminicídios na imprensa. No primeiro episódio, o podcast apresenta e discute os resultados de pesquisa realizada pelo Transverso, dando um panorama da cobertura realizada entre os anos de 2015 e 2021, período estudado pela equipe. O segundo episódio discute principalmente as fontes de informação utilizadas, destacando a ausência daquelas que são importantes na discussão do tema, como pesquisadoras e ativistas de movimentos sociais, sobretudo de mulheres e feministas. Já o terceiro e último episódio traz sugestões de como qualificar a cobertura jornalística de feminicídios.
Tanto o podcast quando o documentário de mesmo nome – “História mal contada, os feminicídios na cobertura jornalística”, lançado pelo grupo Transverso no dia 10 de março – são alguns dos resultados do projeto de pesquisa “Os feminicídios em Santa Catarina e a cobertura jornalística: mapeamento de um problema público”.