Portal Making Of

Grupo RBS anuncia restruturação da Redação Integrada com foco no digital

Foto: Reprodução

Buscando se consolidar como referência em jornalismo e esporte no digital, a maior redação do Grupo RBS, que reúne Zero Hora, Gaúcha, GZH e Diário Gaúcho, implantará um novo modelo de atuação em dezembro. Contando com nova estrutura, novos processos e ferramentas, incluindo o uso de inteligência artificial, a produção de conteúdo será centrada em jornalismo de relevância e qualidade baseado nas necessidades do usuário e com uso de inteligência de dados, respeitando a linha editorial da RBS.

Integrando o novo ciclo digital do Grupo RBS, este movimento é resultado de um trabalho de diagnóstico e planejamento iniciado em abril deste ano. Em parceria com a consultoria espanhola Tric, que tem transformado várias redações do mundo em negócios digitais rentáveis a partir do conteúdo de qualidade, a nova operação foi concebida com o objetivo de assegurar a perpetuidade de marcas reconhecidas pelos gaúchos, ampliar e renovar públicos, alcançando novos patamares de audiência.

“O movimento que estamos realizando tem o objetivo de transformar a Redação Integrada em um ambiente inovador, realmente digital first, capaz de evoluir em formatos digitais e, ao mesmo tempo, qualificar os conteúdos da Rádio Gaúcha e dos impressos Zero Hora e Diário Gaúcho. Tudo o que estamos fazendo busca a perpetuidade do jornalismo de qualidade e a sustentabilidade do negócio digital”, diz Marta Gleich, diretora-executiva de Jornalismo e Esporte do Grupo RBS.

A produção de conteúdo da Redação passará a ser organizada em duas frentes, com focos distintos e complementares: Fidelização terá como objetivo atrair e reter assinantes a partir de conteúdos aprofundados e de análise; e Massivo, voltada a ampliar o número de usuários a partir de notícias de última hora, trends e virais.

A nova estrutura será liderada pelo gerente-executivo de Jornalismo Digital Rodrigo Müzell e contará ainda com as áreas Inteligência Digital (foco em estratégia de dados), Hub de Comunicadores (foco em amplificar o alcance e a relevância destes profissionais de grande conexão com o público), Hub de Impresso (responsável pelas edições diárias impressas de Zero Hora e Diário Gaúcho) e Multimídia (produção de vídeos, fotos, streaming e podcasts).

“As mudanças vêm para ajudar a nossa redação a responder com mais agilidade às notícias de última hora e produzir com mais qualidade o que pode ser planejado – em formatos digitais, na rádio e no impresso. Com mais clareza dos objetivos e resultados das matérias, queremos aumentar a capacidade de fazer um jornalismo cada vez mais adequado às necessidades do público gaúcho, o que é a nossa missão”, destaca Müzell.

Esse movimento também garantirá avanços na integração entre áreas. Sob liderança da gerente de Jornalismo Andressa Xavier, a Gaúcha contará com maior volume de conteúdos exclusivos e entradas ao vivo de repórteres da Redação. Já a área de Esportes, que segue sob comando do gerente-executivo Tiago Cirqueira, adotará a mesma lógica de produção de conteúdo digital, organizada nas frentes Fidelização e Massivo, aprimorando a atuação baseada em dados.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais