Julho 22, 2021

Habilidados - primeira série sobre fluência em dados do Brasil

Habilidados - primeira série sobre fluência em dados do Brasil

Quem nunca se perguntou se o celular estava ouvindo aquilo que foi falado? Ou ficou em dúvida sobre a veracidade de uma notícia recebida naquele grupo de WhatsApp? Temas importantes, que deveriam estar na pauta de todos, relacionam-se com experiências cotidianas em Habilidados, série do Social Good Brasil. O primeiro episódio já está no YouTube da organização.

Habilidados fala de dados sem falar de dados, abordando temas do dia a dia como leituras de gráficos e tabelas e proteção contra golpes e vazamentos. De forma leve e divertida, traduz esse universo para quem ainda não tem muito conhecimento sobre o assunto.

O lançamento da série integra a Jornada de Educação de Dados do SGB - a organização, que faz parte do ecossistema de inovação de Florianópolisa, está de olho nessa tendência do futuro, que já pode (e deve) ser aplicada no presente.

A série é apresentada por Chai Oliveira e Rogério Malveira e terá oito episódios, que irão ao ar quinzenalmente, às segundas-feiras, no canal do Youtube. Todos podem se beneficiar dos conteúdos que serão abordados, especialmente jovens do Ensino Médio ou que estejam em busca de informações sobre carreiras, propósito e profissões do futuro.

"Buscamos utilizar uma linguagem fácil e trazer exemplos cotidianos do uso de dados para aproximar as pessoas e convidá-las a refletir sobre a importância do tema. O Social Good Brasil acredita que os dados são um idioma essencial para o mundo digital e o futuro do trabalho e nosso propósito em 2021 é democratizar o acesso a esses conteúdos", diz a coordenadora de comunicação Ana Paula Santos. Habilidados contará ainda com tradução em libras e legenda. 

No canal do SGB, também há vídeos de todas as edições do Festival SGB, o maior evento de tecnologia e dados para impacto social do Brasil, que esse ano celebra a 10ª edição em outubro, entre os dias 26 a 30. Os vídeos fazem parte do Festival SGB 365, uma forma de promover os debates durante todo o ano.  Ao longo do segundo semestre, também serão publicados vídeos que complementam a série, nas temáticas de fluência em dados, novas tecnologias e futuros.


Conheça os apresentadores

Chai Oliveira é bacharela em Sistemas de Informação pela UFSC e advogada, além de fundadora e instrutora do curso Comece no Ecommerce, por meio da qual ajuda empresas a utilizarem o mundo digital a seu favor. Já Rogério Malveira é médico-terapeuta e mestrando em Saúde Pública na Fiocruz. Poeta-artivista, também atua como facilitador-aprendiz de Comunicação Não Violenta, e ainda é empreendedor de impacto social na Pulsares: primeira empresa brasileira de saúde focada em Letramento em Saúde.


Ferramenta gratuita de autoavaliação

Para auxiliar as pessoas a identificarem o nível de conhecimento no tema, o SGB também lançou uma ferramenta de autoavaliação de fluência em dados inédita no Brasil. Em menos de 10 minutos, ao preencher um formulário de múltipla escolha, a pessoa descobrirá se é um iniciante, aprendiz, praticante ou mentor no assunto. Ao finalizar, ela receberá por email uma avaliação personalizada, bem como recomendações para evoluir na jornada de aprendizagem.

 

***** 

 

 

Na CASACOR

 

A arquiteta Betina Chede foi visitar a CASACOR com sua equipe da Bcharquitetos e fez esse registro no rooftop da mostra, em um dos ambientes da talentosa Ana Trevisan. Aliás, já falei aqui, não deixe de visitar essa edição, ta linda!

*****

 

 

Cia Garopaba

A força e a resistência de uma companhia catarinense de Breaking que teve que se reinventar, assim como a grande maioria, para sobreviver neste período pandêmico. Um trabalho que trilhava por um caminho, que parecia certo, teve que ser refeito e adaptado para acontecer à distância. Um desafio que foi superado com determinação, união e amor à dança. "Conexões" terá sua última exibição neste domingo, 25 de julho, às 18h, no canal da Cia Garopaba Atitude no YouTube

"Nos conectamos na investigação dos elementos da natureza, explorando diferentes territórios, levando a novas possibilidades de movimento. Nessa nova configuração a dança se relaciona com o vídeo. A harmonia destes dois traz o resultado  do espetáculo, marcado pela dualidade dos ambientes público e privado, o virtual e o presencial, o respiro na natureza e a reclusão, a expansão e o contido, o corpo livre e o corpo restrito. Percepções reais em um território virtual, expressões e impressões de como o ser humano se adapta, se conecta e se percebe", explica sobre a proposta Agna Muller, uma das diretoras da Cia Garopaba Atitude.

*****

 

Fondue e open bar

 

Para acompanhar as tradicionais sequências de fondue, a rede Blackpot, com sede em Florianópolis e Balneário Camboriú, divulgou o novo cardápio de bebidas open bar. As opções incluem dos clássicos vinhos, frisantes e cervejas até drinques elaborados com gin tônica e vodka.

 

Além das variedades, somando mais de 50 drinques, as apresentações inusitadas e instagramáveis também são destaques. O El Diablo, por exemplo, chega no cardápio em agosto e é uma bebida à base de tequila e cramberry servida sobre uma estrutura de pedra com efeito de fumaça.

 

Sucesso nos últimos anos, o Moscow Mule jestá disponível em quatro sabores: original, cramberry, mexicano e tropical. “Essa promoção foi desenvolvida para que clientes vivenciem novas experiências, com ingredientes e marcas selecionadas, por um valor ainda mais acessível”, explica Gustavo Piffer, chef e sócio do Blackpot.

 

*****

 

 

Tags:
social entretenimento Floripa Florianópolis gente festas eventos agenda
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Yula Jorge

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. 
Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.

Comentários

Onze 10

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!