Novembro 20, 2020

Hacker invade reunião virtual em SC com ataque racista

Hacker invade reunião virtual em SC com ataque racista

Um hacker invadiu uma reunião virtual do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH) de Santa Catarina com gritos e insultos racistas.

A presidente do CEDH, Cynthia Pinto da Luz, relatou ao portal G1 que a reunião virtual tinha integrantes do Conselho e representantes de entidades do Sul do estado.

"Durante a live, houve uma invasão de um hacker. Ele entrou, não dava pra ver o rosto. Disse 'parem de falar, seus negros' e outras palavras. Foi uma confusão, claramente querendo impedir a atividade. Havia pessoas negras e uma pessoa trans que estavam no debate. [Os hackers] Queriam intimidar mesmo e se mantiveram ali. Técnicos conseguiram tirá-los e conseguimos finalizar a reunião", relatou a presidente.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, do qual o CEDH faz parte, afirmou que foi feito boletim virtual de ocorrência sobre o caso e enviado um ofício à Secretaria de Estado da Segurança Pública com a parte do vídeo em que houve o ataque.

A presidente do CEDH afirmou que o Conselho nunca tinha sido alvo de um ataque semelhante. "Conosco não, mas temos relatos com outras organizações políticas de defesa dos direitos humanos", disse ao G1. "Ouvindo relatos, há uma sensação de que isso está se intensificando nesse último período", completou.

O caso ocorreu na segunda-feira, 16, um dia após Ana Lúcia Martins ser eleita em Joinville. Primeira vereadora negra da cidade, ela também foi alvo de ataques racistas nas redes sociais e ameaças de morte.

Tags:
Radar MakingOf
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!