Portal Making Of

Hamilton reage a fala racista de Piquet

Reproduções

O heptacampeão da Fórmula 1, Lewis Hamilton, reagiu nesta terça-feira, 28, a fala racista feita pelo ex-piloto Nelson Piquet em uma entrevista sobre o acidente entre o britânico e Max Verstappen, que atualmente é genro de Piquet, no Grande Prêmio da Inglaterra do ano passado.

Piquet chamou Hamilton de “neguinho”. A declaração aconteceu em uma entrevista em novembro do ano passado ao canal Motorsports Talk, mas só viralizou durante o final de semana.

“O neguinho meteu o carro e deixou porque não tinha jeito de passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele é que só o outro [Verstappen] se f*deu”, afirmou Piquet.

No Twitter, nesta manhã, Hamilton escreveu em português: “Vamos focar em mudar a mentalidade”. Depois, em inglês, postou que a situação “é mais do que a linguagem”.

(É mais do que linguagem. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e alvo de minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação.)

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que regulamenta a Fórmula 1, e a equipe Mercedes-AMG Petronas também se manifestaram sobre o assunto e condenaram a fala.

(A FIA condena veementemente qualquer linguagem e comportamento racista ou discriminatório, que não tem lugar no esporte ou na sociedade em geral. Expressamos nossa solidariedade com @LewisHamilton e apoiamos totalmente seu compromisso com a igualdade, diversidade e inclusão no esporte a motor.)

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais