O heptacampeão da Fórmula 1, Lewis Hamilton, reagiu nesta terça-feira, 28, a fala racista feita pelo ex-piloto Nelson Piquet em uma entrevista sobre o acidente entre o britânico e Max Verstappen, que atualmente é genro de Piquet, no Grande Prêmio da Inglaterra do ano passado.
Piquet chamou Hamilton de “neguinho”. A declaração aconteceu em uma entrevista em novembro do ano passado ao canal Motorsports Talk, mas só viralizou durante o final de semana.
“O neguinho meteu o carro e deixou porque não tinha jeito de passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele é que só o outro [Verstappen] se f*deu”, afirmou Piquet.
No Twitter, nesta manhã, Hamilton escreveu em português: “Vamos focar em mudar a mentalidade”. Depois, em inglês, postou que a situação “é mais do que a linguagem”.
It’s more than language. These archaic mindsets need to change and have no place in our sport. I’ve been surrounded by these attitudes and targeted my whole life. There has been plenty of time to learn. Time has come for action.
— Lewis Hamilton (@LewisHamilton) June 28, 2022
(É mais do que linguagem. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e alvo de minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação.)
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que regulamenta a Fórmula 1, e a equipe Mercedes-AMG Petronas também se manifestaram sobre o assunto e condenaram a fala.
— Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team (@MercedesAMGF1) June 28, 2022
The FIA strongly condemns any racist or discriminatory language and behaviour, which have no place in sport or wider society. We express our solidarity with @LewisHamilton and fully support his commitment to equality, diversity and inclusion in motor sport.
— FIA (@fia) June 28, 2022
(A FIA condena veementemente qualquer linguagem e comportamento racista ou discriminatório, que não tem lugar no esporte ou na sociedade em geral. Expressamos nossa solidariedade com @LewisHamilton e apoiamos totalmente seu compromisso com a igualdade, diversidade e inclusão no esporte a motor.)