Novembro 14, 2020

Ibope dá vitória de Gean no primeiro turno

Ibope dá vitória de Gean no primeiro turno

A pesquisa do Ibope, contratada e divulgada pelo Grupo NSC TV, no sábado (14), véspera da eleição confirma a tendência de liderança folgada do prefeito Gean Loureiro (DEM), que seria reeleito em primeiro turno, embora acenda as luzes amarelas da campanha por indicar uma levíssima queda nos últimos dias.

Mesmo que o levantamento do instituto aponte Gean com 62% dos votos válidos (sem brancos e nulos), Elson Pereira (PSOL) cresceu dois pontos percentuais (16%) e Pedrão (PL) três pontos percentuais, movimento que deve ser analisado nos momentos decisivos, até porque Angela Amin (PP) caiu um ponto percentual (9%), em relação ao apontamento anterior, divulgado na sexta (6).

Outro risco é uma desmobilização dos eleitores Geanistas, capazes de viabilizarem mais uma etapa na eleição por soberba ou o já ganhou, fenômeno que já torpedeou candidaturas pré-vitoriosas. 

O que Gean não deve ignorar é que o excesso de otimismo não o ajuda, talvez por isso dezenas de carros circularam pelos quatro cantos da cidade neste sábado (14) com bandeiras para pedir o voto, sem desprezar a leitura correta dos avanços de Elson e Pedrão, embora ambos tenham oscilado na margem de erro da pesquisa, três pontos percentuais para mais ou para menos, entre 805 eleitores, nos dias 12 e 13 de novembro.

 

Ataques não renderam

As baterias dirigidas por Angela contra Gean não lhe renderam votos, a empurraram para o quarto lugar na disputa.

Os ataques sobre escândalos na prefeitura, incluindo o rumoroso episódio de sexo na Secretaria de Turismo, não tiveram potencial nos momentos decisivos para desequilibrar a candidatura do demista.

 

Objetivo

Mas como o objetivo de Elson, Pedrão e Angela é levar a disputa para o segundo turno, há esperança para o trio, cada vez mais com cara de um.

Não será surpresa se incentivarem o voto útil, principalmente para quem cresceu em uma semana, o que dá a certeza de que, neste momento, mesmo com a dianteira e do favoritismo inquestionáveis, Gean não pode ainda comprar o terno novo para a posse. Os demais seis candidatos não têm peso algum, só fizeram figuração, um cartão vermelho para o paraquedismo aventureiro e nenhuma reversão de voto para quem se diz representante de Jair Bolsonaro.

 

Rejeição

Este quesito não deve ser ignorado no momento que antecede a votação.

O Ibope afirma que Pedrão, entre os quatro primeiros tem a menor rejeição (9%). Angela lidera com 45%, Gean tem os mesmos 14% de Elson.

 

Lavada

A projeção de segundo turno do Ibope é uma verdadeira lavada de Gean: 66% contra 26% de Elson; 70% contra os 16% de Angela.

Por prudência, Ibope e NSC deveriam ter feito uma terceira alternativa com Pedrão, que tem poder de mobilização em uma faixa que faz barulho nas redes sociais sem traduzir maciço comparecimento na votação.

Tags:
roberto-azevedo política economia bastidores da política Santa Catarina
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Roberto Azevedo

Roberto Azevedo
Jornalista com 35 anos de profissão. Foi repórter, editor, chefe de Reportagem, editor-chefe, chefe de Redação, gerente e diretor de Jornalismo na RBS TV (Blumenau e Florianópolis), hoje NSC TV; na TV Record (Florianópolis) e na Rede TV Sul (hoje SCC SBT); comentarista na RIC TV (hoje NDTV) e na Record News; editor de Política e colunista no Diário Catarinense (DC), e colunista no Notícias do Dia (ND). Atuou nas rádios União AM e FM (Blumenau e Florianópolis) e na Rádio Record da Capital. Atualmente, além do Making Of, faz comentários na Rádio Cidade em Dia FM, de Criciúma, e é diretor de Conteúdo na TVBV (Band).
  • Youtube

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!