Olha que bacana! O Instituto Cidades Invisíveis (ICI) foi a ONG escolhida pela Incorporadora Sindona para receber a doação de mais de 24 mil reais arrecadada no prêmio Empreendedor Social 2023, da Folha.
A empresa foi a vencedora na categoria Inovações para o Século 21, com o projeto que muda o padrão de moradias para baixa renda no Brasil. Essa foi a 19° edição do prêmio que selecionou soluções inovadoras em educação, habitação, acesso à água e inclusão de mulheres, quilombolas e refugiados. A verba marca a chegada oficial do CI na maior cidade do país. (Foto Ronny Santos-folhapress)
São exatos R$24.415 reais arrecadados que foram entregues ao idealizador do Cidades Invisíveis, Samuel dos Santos, nesta quarta-feira, 25, em São Paulo. O prêmio selecionou, entre 348 inscritos, as nove principais iniciativas inovadoras, além de CEOs de negócios de impacto em habitação popular e também educação.
O Cidades Invisíveis atua em diversas cidades do país, impactando milhares de jovens em situação de vulnerabilidade. Criado em 2012 com o sonho de mudar realidades e transformar vidas, atua como um instrumento para a redução da pobreza e da desigualdade nas suas mais diversas dimensões. Desenvolve diversos projetos em parceria com artistas locais e nacionais, onde a renda arrecadada pelas ações tem parte do lucro revertida para a transformação social em várias comunidades.
*****
*****
Bruxas e seres folclóricos da ilha
Valeu a espera. Depois de quatro anos de espera, a Ilha de Santa Catarina finalmente se reencontrou e se encantou com o desfile do Cortejo Alegórico Grande Baile Místico. A 3ª edição do evento, que celebra o universo fantástico da cultura local, foi realizada na tarde deste domingo (29), no centro de Florianópolis, e reuniu cerca de 3 mil pessoas. Dentre elas, 500 eram integrantes do cortejo. (Fotos do Paulinho Scarduelli 🙂
Em clima de carnaval, o desfile começou com as bruxas de bike e foi passando pela turma do boi-de-mamão, Dona Bilica, o boitatá de Cascaes, o Galo de Meyer Filho, o Bruxo Mané Agostinho, o Bloco 25 Bichos do Jogo, o Lobisomem da Lagoa, os Fantasmas de Anhatomirim, a Sereia Manezinha e muito mais. Com muita música e diversão, o cortejo saiu da Praça XV e percorreu as ruas do centro em direção ao Mercado Público.
O encerramento do desfile foi realizado no Largo da Alfândega com o Show do cantor e compositor Valdir Agostinho, um dos mais importantes representantes da cultura popular da Ilha de Santa Catarina.
Bebel (Maravilhosa) Orofino, uma das criadoras do Baile Místico, comemora o resultado do projeto e reforça que não há necessidade de copiar o estrangeiro, já que Florianópolis tem suas próprias histórias. “Entre o marca-e-desmarca por causa da chuva, acabamos realizando o nosso baile dias antes do Halloween e isso foi ótimo. Conseguimos mostrar que não precisamos copiar nada de ninguém porque já temos a nossa própria magia. Somos o único lugar no Brasil que reúne tamanho repertório e elenco mito-mágico”, ressalta a autora do livro “Palavras Mágicas”.
Que lindo!
*****
10 anos de sucesso
Taiane Daros (CFO) e Johny Fabra (CEO), diretores fundadores da F1 Cia. Imobiliária, comemoraram o sucesso dos 10 anos da empresa no Pier 54, aos pés da Ponte Hercílio Luz, na última sexta-feira. A confraternização, junto com seus colaboradores, ofereceu um jantar com direito a espumante e muita música boa.
*****
Estréia na praia do Rosa
A Praia do Rosa, que recentemente foi destacada pelo jornal The New York Times por suas belezas naturais e cenário de surf de classe mundial, receberá o Rosa Music Festival no dia 29 de dezembro. O Festival representa a celebração da música e da magia deste local paradisíaco e, de acordo com a organização, será o encontro prefeito entre os amantes da natureza, surfistas e apreciadores de boa música para se despedir de 2023 e dar as boas-vindas ao novo ano. Os ingressos já estão à venda no site pensanoevento.com.br.
*****
Cultura Mané’ no SpotMarkt
O “Cultura Mané” volta ao SpotMarkt Córrego Grande, em Florianópolis, com atividades de lazer, cultura e esporte gratuitas nesta quinta-feira (02/11), feriado nacional. Será a última edição do ano do projeto. Boi de mamão, música, contação de histórias, yoga e recreação esportiva são algumas das atrações. A programação inicia a partir das 12h.