
A edição deste ano do estudo Latin America Ad Spending, realizado pela consultoria eMarketer, aponta que os gastos com publicidade digital na América Latina devem crescer 14,1% em 2019. A expectativa é que os anunciantes gastem US$ 9,17 bilhões.
O estudo aponta ainda que a publicidade de exibição impulsionada principalmente por vídeo e mídia social será responsável por mais de 57% do total de gastos com publicidade digital este ano. Ele é seguido por pesquisa (37,1%) e anúncios (5,5%).
O relatório projeta, ainda, que o Brasil continuará sendo o maior mercado de anúncios mobile da América Latina. A estimativa é que, ao final de 2019, o País responda por 53,7% de todo o valor investido em mídias digitais na América Latina. Na sequência estará o México, com uma fatia de 17,7%, seguido da Argentina, com 4,2%.
O crescimento da publicidade móvel na América Latina foi impulsionado por investimentos em infra-estrutura digital, melhor acesso à internet móvel, planos de dados mais baratos e adoção rápida de smartphones.
Já em relaçao aos gastos com publicidade digital em todo o mundo, o aumento deve ser de 17,6%, para US$ 333,25 bilhões. O Google continuará sendo o maior vendedor de anúncios digitais em 2019, respondendo por 31,1% dos gastos com publicidade em todo o mundo, ou US $ 103,73 bilhões. O Facebook será o segundo colocado, com US $ 67,37 bilhões em receita líquida de anúncios, seguido pelo chinês Alibaba, com US $ 29,20 bilhões.
*Com informações de Propmark, M&M e ABEMD.