Abril 02, 2021

Investimentos no mercado digital devem dobrar em 2021

Investimentos no mercado digital devem dobrar em 2021

Vendas on-line, home-office, inteligência artificial e  eventos virtuais são alguns dos conceitos que ganharam força em 2020. E, de acordo com levantamento realizado pela WSI, eles devem continuar em alta em 2021. Os resultados que os meios digitais trouxeram no ano passado mostraram que esse é o caminho para o crescimento dos negócios”, afirma Caio Cunha, presidente da WSI Master Brasil. “Por isso, mesmo com o controle da pandemia, empresas nos Estados Unidos e no Brasil planejam dobrar os investimentos na área digital em 2021.

Com base em dados do SMO Survey, eMarketer e análises internacionais, o estudo da WSI aponta as tendências do mercado digital neste ano. Temas que estiveram na pauta durante todo ano de 2020, como o comércio eletrônico e o trabalho remoto, por exemplo, seguem como prioridade. Grandes eventos também serão adaptados para a realidade virtual.

Pesquisa da eMarketer revelou que 64% das empresas promoveram eventos ou reuniões online e 39% patrocinaram eventos virtuais. Esses números devem aumentar em 2021, já que 56% das empresas pesquisadas pretendem incorporar eventos online quando fizerem eventos neste ano.

"Em 2021, mais pessoas vão comprar, trabalhar e se divertir por meio dos canais online”, comenta Caio, destacando o crescimento do Tiktok que chegou a quase 700 milhões de usuários no mundo, além do aumento de assinantes de plataformas de streaming, como a Netflix e a Amazon Prime.

Sem deixar de citar o Clubhouse, a nova rede social, por enquanto exclusiva para iphones, onde as pessoas trocam ideias e compartilham conhecimentos baseados em salas de conversa online. Outra tendência bastante forte para este ano é o desenvolvimento de mais tecnologias de IA (Inteligência artificial) e IoT (Internet das coisas).

Para dar uma ideia, no Brasil, em 2020, houve um aumento de 47% do uso de serviços ou produtos com assistentes virtuais por voz, como a Alexa.

Mas, mesmo com os avanços tecnológicos, há um ponto de atenção que não muda no decorrer dos anos: a atenção ao cliente. "A conversa direta com seu público-alvo continuará sendo o mais importante. Simplicidade e facilidade são temas prioritários e a experiência do usuário não pode ser desmerecida em nenhum momento do processo", reforça o presidente da WSI Brasil. "De nada adianta o investimento em ferramentas se a atenção da empresa não estiver focada no cliente e na qualidade de seus produtos e serviços. Da mesma forma que o mundo atual facilita o alcance de bons resultados, também pode destruir rapidamente a reputação de uma empresa.”

*Caio Cunha, presidente da WSI Master Brasil, co-Fundador da WSI Consultoria e membro do Global WSI Internet Consultancy Advisory Board.

Tags:
artigos opinião especialistas
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!