Na semana passada o presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, vereador João Cobalchini (MDB), esteve em Brasília para cobrar da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a melhora da qualidade do sinal de telefonia móvel em diversos pontos da capital.
O vereador destacou que a situação é crítica em regiões como Vargem Pequena, Santo Antônio de Lisboa e arredores da SC-401, onde é comum ficar sem sinal.
”Moro no João Paulo, tenho casa nos Ingleses e passo frequentemente pela SC-401. Nessas áreas, muitas vezes não há qualquer conexão. É inadmissível que, em pleno 2025, os moradores e turistas de Florianópolis ainda enfrentem esse tipo de problema, que impacta a segurança e a comunicação”, disse Cobalchini.
Para fortalecer o pedido, o vereador já enviou ofícios para as operadoras TIM, Claro e Vivo exigindo melhorias nos serviços. Além disso, lançou um abaixo-assinado disponível nas redes sociais, que já contava com 200 assinaturas, para que a população também possa participar dessa causa por um serviço de telefonia mais eficiente. “Esse apoio popular é fundamental para mostrarmos a urgência do tema e pressionarmos por mudanças efetivas”.
Durante a reunião com a Anatel, João Cobalchini apresentou as principais demandas e pediu ações concretas para garantir que Florianópolis tenha uma cobertura de sinal de qualidade. “Não é apenas uma questão de conectividade, mas de dignidade e segurança para todos que vivem e visitam a nossa cidade”, concluiu.
Os representantes da Anatel, Bernardo Fernandes Corrêa e Dagmara Caixeta, demonstraram interesse pelo caso e se comprometeram a intensificar a fiscalização e a cobrança junto às operadoras de telecomunicação. Além disso, destacaram a importância de incluir as regiões com maior dificuldade de cobertura nas futuras licitações, como forma de ampliar o alcance do sinal em áreas críticas.
Acompanharam Cobalchini nessa agenda os vereadores Gilberto “Gemada” Pinheiro (PL), João Bericó (PL) e Adriano Flor (Republicanos), que também reforçaram o pedido e assumiram o compromisso de mobilizar outras autoridades para que se chegue a uma solução definitiva.