Novembro 22, 2021

Jorginho encarna o tigre na pré-candidatura

Jorginho encarna o tigre na pré-candidatura
NATHAN NEUMANN/DIVULGAÇÃO

A camiseta com o 22 e a figura do tigre, uma alusão ao número do felino no jogo do bicho, e a presença do ex-senador Magno Malta (foto), do Espírito Santo, um líder evangélico, pareciam simbologias secundárias na reunião estadual do PL, em Lages, se comparadas à enorme foto de Jair Bolsonaro ao lado do anfitrião, o senador Jorginho Mello, e as manifestações que exaltaram o presidente da República.

Lançado pré-candidato ao governo em um evento com mais de dois mil participantes, na Serra Catarinense, Jorginho mostrou que é mais do que o presidente da sigla, tornou-se o candidato engajado na causa bolsonarista, que dominou os discursos, digno da espera pela filiação do presidente da República.

Colar o projeto ao governo com o número de Bolsonaro, tal e qual o então desconhecido Carlos Moisés fez em 2018, então com o 17 do PSL, é a maior bandeira de Jorginho, que tem história e muitas conquistas a relatar, tanto como deputado estadual e federal, quanto como senador.

Nos cálculos dos apoiadores do senador, a força de Bolsonaro em Santa Catarina o leva no mínimo ao segundo turno, projeção que depende ainda das alianças, onde PP, Republicanos e PSC aparecem na mira de Jorginho.

 

Aliados

O ruidoso encontro do PL serviu ainda para dar guarida aos conservadores que aguardam o movimento de Bolsonaro, como os deputados federais Daniel Freitas e Coronel Armando, que fizeram promessas de adesão à sigla em função da escolha do presidente.

Há ainda uma mobilização que começou antes disso, como a do deputado estadual Sargento Lima e a da vice-governadora Daniela Reinehr (foto), que participou do evento em que oficializou a entrada nas hostes liberais, e confessou ter sido apadrinhada pela “paciência” do deputado Ivan Naatz, outro recém-doutrinado na sigla, depois de deixar o PV.

 

Fiasco à tucano

O PSDB nacional perdeu a oportunidade de transformar a escolha do pré-candidato à Presidência em um grande holofote eleitoral no domingo (21) e fez o maior fiasco ao cancelar a votação em todo o país por um problema técnico no aplicativo que possibilitava os filiados votarem, vexame que deixou vazio o auditório do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, local reservado para a festa da vitória (foto).

Se na véspera, Artur Virgílio, João Doria e Eduardo Leite juravam seguir quem fosse o mais votado até construir palanques com quem tivesse melhor chances nas urnas em 2022, a instabilidade na estrutura disponibilizada pela Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs) jogou tudo na estaca zero.

Virgílio e Doria querem que a votação seja retomada no próximo domingo (28), Leite que seja o mais rápido possível, enquanto os eleitores tucanos torcem o bico antes que seja esclarecido o motivo da falha e uma chuva de denúncias de um lado e de outro torna mais nebuloso o processo que sugeria renascimento.

 

Replicado

Os tucanos catarinenses aguardam ansiosos o resultado da prévia para saber se seguem o que preferem, o governador gaúcho Eduardo Leite, ou debandam se o governador paulista João Doria mostrar a sua força nas urnas.

O reflexo no projeto em 2022 é evidente, pois do movimento depende ter candidatura própria ao governo, o prefeito Clésio Salvaro, de Criciúma, ou o ex-deputado Gelson Merisio, ou seguir em uma ampla aliança a ser costurada com o nome da presidente estadual, a deputada federal Geovania de Sá, opção de vice na majoritária.

 

LUCIMARA CARDOSO/DIVULGAÇÃO

MAIS UM PASSO

Presidente estadual do PT, o ex-deputado Décio Lima, passou pela Serra Catarinense, no domingo (21), e foi recebido pelo ex-deputado federal e estadual e ex-prefeito Fernando Coruja (PDT), em Lages. Os dois foram colegas na Câmara Federal entre 2007 e 2011, sob o governo de Lula. Agora, a criação de uma Frente Democrática no Estado é um motivo para unir o pré-candidato do PT com o do PDT ao governo. Por ora, o advogado Décio ficou impressionado com a biblioteca do médico Coruja, que sempre anda com um livro debaixo do braço ou na mão, o que lhe valeu o apelido. Nesta segunda (22), a oposição a Bolsonaro se reúne, coordenada pelo petista Décio e os presidentes Manoel Dias (PDT), Cláudio Vignatti (PSB), Mario Dutra (PSOL), Guaraci Fagundes (PV), Douglas Matos (PCdoB) e João de Deus (Rede), no Plenarinho da Assembleia, às 19h, para darem continuidade ao processo de composição da Frente para 2022.

 

Vale conferir

Pela primeira vez em um debate (foto), a pouco mais de dois dias da eleição, na quinta (25), os quatro candidatos à presidência da OAB de Santa Catarina, falam de propostas e despejam farpas na tela da TVBV (Band), a partir das 13h desta segunda (22).

 

O programa, mediado pelo jornalista Rodrigo Cardozo, dura uma hora e foi gravado no sábado (20), com participação, em ordem alfabética, de Cláudia Prudêncio (chapa 4), Gabriel Kazapi (chapa 3), Hélio Brasil (chapa 1) e Vivian de Gann (chapa 2).

 

Tags:
roberto-azevedo política economia bastidores da política Santa Catarina
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Roberto Azevedo

Roberto Azevedo
Roberto Azevedo tem 36 anos de profissão. Estudou jornalismo na UFSC, de Florianópolis, e direito na FURB, de Blumenau. Foi repórter, editor, chefe de Reportagem, chefe de Redação, editor-chefe, gerente e diretor de Jornalismo, na RBS TV de Blumenau e Florianópolis, na TV Record de Florianópolis, na Rede TV Sul! e na TVBV (Barriga Verde, BAND); comentarista na RIC TV Record e na Record News, e colunista no Diário Catarinense (onde também foi editor de Política) e no Notícias do Dia, tendo blogs nas versões digitais das edições. Atuou nas rádios União de Blumenau e União FM de Florianópolis, e na Rádio Record da Capital catarinense. Além de ter uma coluna no Portal Making Of, desde setembro de 2016, faz comentários sobre política e economia na Rádio Cidade em Dia FM, de Criciúma, e na TVBV (BAND), de Florianópolis.
  • Youtube
MOF 3

Comentários

Onze LG Gd

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!