O prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), de Blumenau, decidiu apoiar o senador Jorginho Mello (PL) na reta final da eleição estadual.
Jorginho esteve na cidade, junto com o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PL), e participou do desfile da Oktoberfest e conversou com lideranças empresariais.
Na passagem por Blumenau, Jorginho e Mário fecharam o acordo do prefeito da cidade apoiá-lo. O anúncio será feito através de um vídeo postado nas redes sociais de ambos durante este domingo.
No primeiro turno, Mário Hildebrandt já tinha assumido o apoio a candidatura do agora senador eleito Jorge Seif (PL), que tinha na coordenação da campanha Fabrício Oliveira, e no dia 3 de outubro e prefeito de Blumenau afirmou estar com Jair Bolsonaro.
O apoio de Mário Hildebrandt a Jorginho Mello mostra o quanto o Podemos tá quebrado, pois a deputada reeleita do partido, Paulinha da Silva, já disse que será oposição ao governo do candidato do PL caso ele se eleja.
Já Camilo Martins e Lucas Neves, que também vão assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa a partir de 2023, ainda não se posicionaram no segundo turno das eleições estaduais.
TRAJETÓRIA DE MÁRIO
Durante os quatro anos do governo de Carlos Moisés (Repúblicanos) o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), passou três fazendo oposição e em 2022 decidiu apoiar o governador na sua reeleição.
Ele foi, inclusive, o coordenador da campanha de Moisés no Vale do Itajaí junto aos outros prefeitos da região. Agora, nesse segundo turno, o prefeito de Blumenau anuncia o apoio ao candidato Jorginho Mello, talvez o maior adversário do governador do Estado durante o primeiro turno.
Blumenau é o terceiro maior colégio eleitoral de Santa Catarina e o Vale do Itajaí é a região com maior número de votos do estado. Mas o ponto importante dessa decisão é que Blumenau é o domicílio eleitoral de Décio Lima (PT), adversário de Jorginho nessa eleição.
Mas pelo que vimos no primeiro turno, nenhum prefeito das grandes cidades catarinenses conseguiu fazer a diferença para seus candidatos em 2022.
Mário Hildebramdt tinha André Espezim como candidato a deputado federal, Egídio Beckhauser como candidato a deputado estadual e Moisés para o Governo do Estado e as três apostas não tiveram êxito.