Na tarde de segunda-feira, 5, o Republicanos de Itajaí fez a sua convenção municipal e a executiva municipal não seguiu a orientação do presidente estadual, deputado federal Jorge Goetten, e acabou indo apoiar o candidato Osmar Teixeira, do PSD, na eleição deste ano.
Além de confirmar o apoio ao PSD, o Republicanos indicou o vice de Teixeira, que será o atual presidente da Câmara Municipal, vereador Marcelo Werner.
O PSD é o principal adversário do PL em Santa Catarina e o governador Jorginho Mello, depois de destituir o ex-governador Carlos Moisés da presidência estadual do Republicanos, colocando Jorge Goetten como presidente e seu irmão Juca Mello como vice, tentou mudar as decisões das executivas municipais que já estavam alinhadas com os pessedistas.
O presidente nacional do partido, deputado federal Marcos Pereira, interveio e travou a senha de acesso de registro das atas, dando aos presidentes municipais essa incumbência. Com isso, Goetten e Jorginho foram obrigados a aceitar o que já estava acordado nas negociações.
O presidente municipal do Republicanos de Itajaí, Fábio Rezes, agradeceu aos deputados federais Jorge Goetten (SC) e Marcos Pereira (SP) pelo apoio e confiança no diretório municipal. Na reunião, Rezes apresentou também a nominata de 18 candidatos a vereador que vão tentar uma cadeira no legislativo municipal.
No seu discurso, Marcelo Werner disse que “ao lado do meu amigo Osmar Teixeira, queremos realizar uma administração voltada para todos os itajaienses”.
Já Osmar Teixeira destacou que o futuro de Itajaí está em jogo, já que, nos últimos 28 anos, apenas dois grupos políticos administraram a cidade. “O itajaiense quer uma mudança de verdade, com novas ideias, que representem a verdadeira renovação”.
O deputado Sérgio Motta, que representou a bancada estadual, ressaltou que Itajaí é destaque no estado e que apoia incondicionalmente a dupla Osmar Teixeira e Marcelo Werner na eleição de 2024.
Logo após, todos seguiram para a convenção do PSD de Itajaí, que aconteceu na Sociedade Tiradentes, e que corroborou o nome da dupla para a disputa a Prefeitura de Itajaí.