Abril 27, 2021

Jorginho tem dias de enfrentamento

Jorginho tem dias de enfrentamento
JEFFERSON RUDY/AGÊNCIA SENADO

Linha de frente do Planalto na CPI da Covid, instalada nesta terça (27), o senador catarinense Jorginho Mello (PL) já percebeu que não terá vida fácil depois que tentou, sem sucesso, impedir que os senadores Renan Calheiros (MDB-AL) – que virou relator - e Jáder Barbalho (MDB-PA) não fossem aceitos como integrantes da comissão.

O argumento governista é o de que ambos são pais de governadores (Renan Filho (MDB), de Alagoas; e Helder Barbalho (MDB), do Pará), alvos preferenciais de Jair Bolsonaro para dissipar problemas na avaliação dos repasses e uso do dinheiro público no combate à pandemia.

O próprio Jorginho já mira no governador afastado Carlos Moisés da Silva, que não pretende que saia ileso do impeachment e vire uma peça que incomode no projeto ao governo no ano que vem.

Outra frente aberta por Jorginho foi ter que responder ao “fogo amigo” do ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente), que em entrevista à Rádio CBN, afirmou que o senador catarinense e também a deputada federal Caroline de Toni (PSL) agiram para pedir que a carga apreendida de 226 mil metros cúbicos de madeira, avaliados em mais de R$ 129 milhões, na Operação Handroanthus, da Polícia Federal e do Ibama, no Pará.

 

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

 

Detalhes

Jorginho minimizou o fato em um vídeo publicado nas redes sociais e disse que querem transformar o acontecimento, que tinha a participação de vários órgãos reguladores, em “palanque político”, porém sem negar o fato de ter atuado em nome de catarinenses que têm interesse na madeira apreendida.

O parlamentar sabe que virou vidraça por conta de 2022 e que as atribuições constitucionais de um senador são para com a unidade da federação que representa e não com indivíduos, mesmo que aja com altruísmo, e, além disso, terá que remover montanhas na CPI, que o consagra ou desgasta para agradar Bolsonaro.

 

Do turismo

A 11 dias do julgamento definitivo do impeachment do governador Carlos Moisés da Silva, a governadora interina Daniela Reinehr trocou o presidente da operadora de turismo do Estado, a Santur, Leandro “Mané” Ferrari Lobo, que realizou importantes ações na área, por Eduardo Loch, de Criciúma, que já foi diretor da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), secretário de Turismo e presidente da Fundação Cultural de Criciúma.

Uma mudança com opiniões divididas pelo trade do setor, mas fica a dúvida de como alguém aceita entrar na administração estadual sem a certeza de permanência duradoura no cargo.

 

Origem

Eduardo Loch tem serviços prestados e algumas referências dentro e fora do tucanato.

Filiado ao PSDB, teria recebido apoio de muita gente, e ainda é primo da mulher do ex-deputado federal e prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing, presidente estadual do DEM, que foi vice na chapa de Gelson Merisio, então no PSD, hoje neotucano, em 2018.

 

Mais gente

Na mesma fornada de Loch, a filha do engenheiro e secretário de Infraestrutura da prefeitura de Florianópolis, Valter Gallina, emplacou como assessora  técnica na Diretoria de Saúde do Servidor no governo do Estado, área nevrálgica que cuida, entre outros, do SC Saúde.

Resta saber de quem veio a força, do MDB, de Gean Loureiro ou do próprio Gallina, em uma ação que aproxima o grupo com Daniela Reinehr.

 

De Joinville

Historiadora Dolores Carolina Tomaselli foi nomeada presidente da Fundação Catarinense de Cultura.

Dolores é integrante do Conselho Estadual de Cultura, reconhecida pelo setor, e tem uma amizade com o deputado federal Coronel Armando (PSL), um reforço joinvilense na gestão de Daniela.

 

Por falar

Compromisso do prefeito Gean Loureiro (DEM), que incluiria Gelson Merisio, foi com o presidente Kleinübing.

A agenda foi confirmada pela equipe de Gean.

 

Aliás

Depois do Tribunal de Contas, agora é o promotor de Justiça Rafael de Moraes Lima, da 7ª Promotoria da Capital, que requisitou à Casa Civil do governo do Estado informações sobre o contrato do Executivo para uso de aeronaves.

O foco são as denúncias de utilização por Merisio, quando estava na Assembleia, que constam de um inquérito civil aberto pelo Ministério Público, que dá prazo de 10 dias úteis para o chefe da Casa Civil, Gerson Schwerdt, prestar os devidos esclarecimentos.

 

Avaliação

A governadora interina ficou mais fácil montar a equipe, se comparado o quadro com a primeira interinidade, entre outubro e novembro do ano passado.

Quem acompanha a cena política não tem dúvida que a perspectiva dos novos assessores é de permanência de 20 meses, o que não afasta as incertezas.

 

Lado B

As inconstâncias da administração estadual, enquanto não se define a questão do impeachment, podem ser notadas em vários segmentos do Executivo.

Um deles, o de Infraestrutura, fez com que o grupo responsável por tocar os projetos da pasta só se reunisse nesta terça (27), quase um mês depois da troca de comando na pasta.   

 

 

Tags:
roberto-azevedo política economia bastidores da política Santa Catarina
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Roberto Azevedo

Roberto Azevedo
Roberto Azevedo tem 36 anos de profissão. Estudou jornalismo na UFSC, de Florianópolis, e direito na FURB, de Blumenau. Foi repórter, editor, chefe de Reportagem, chefe de Redação, editor-chefe, gerente e diretor de Jornalismo, na RBS TV de Blumenau e Florianópolis, na TV Record de Florianópolis, na Rede TV Sul! e na TVBV (Barriga Verde, BAND); comentarista na RIC TV Record e na Record News, e colunista no Diário Catarinense (onde também foi editor de Política) e no Notícias do Dia, tendo blogs nas versões digitais das edições. Atuou nas rádios União de Blumenau e União FM de Florianópolis, e na Rádio Record da Capital catarinense. Além de ter uma coluna no Portal Making Of, desde setembro de 2016, faz comentários sobre política e economia na Rádio Cidade em Dia FM, de Criciúma, e na TVBV (BAND), de Florianópolis.
  • Youtube
MOF 3

Comentários

Onze 5

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!