O Figueirense deu um show de superação com um a menos desde o primeiro minuto de jogo e ganhou merecidamente do Avaí por 1 x 0 no clássico disputado sábado (25), no Estádio da Ressacada para o melhor público do Campeonato Catarinense (13.270). O gol da vitória foi de Gabriel Santiago aos 29 minutos do primeiro tempo, marcado de cabeça após rebote do travessão, em falta cobrada por Samuel. Superação até na capacidade financeira para objetivos diferentes no ano. O torcedor inundou as redes com os memes após o clássico, com muitas brincadeiras.

Só faltou a cueca

O torcedor alvinegro festejou na casa do rival ao final da partida e também no Orlando Scarpelli, onde o Figueirense montou telão e grande programação. Os jogadores subiram na casamata da Ressacada para festejar com o torcedor. Lembrou a cena da comemoração de 2013, quando os jogadores também pularam no mesmo local, jogaram o uniforme para o torcedor e ficaram de cueca. Desta vez, mas comportados como convém. O Figueira pulou para quinto e o Avaí caiu para sétimo na tabela.
Vermelho ajudou

Com a bola rolando, logo a um minuto tivemos o cartão vermelho para o atacante Kayke, do Figueirense, que ao se proteger por uma bola alta, atingiu com o antebraço a cabeça do volante Barreto. O árbitro Ramon Abati Abel (FIFA-SC), que estava a dois metros do lance, corretamente deu cartão amarelo. Mas aí veio a interferência do VAR, que achou que Abel não tinha visto o lance. Ramon estava correto ao dar apenas o amarelo.
Santiago decidiu

Com um a menos o Figueira se fortaleceu, colocou os nervos no lugar para ganhar. O Avaí tinha a bola, mas o domínio do jogo era do Figueirense. Os contra-ataques sempre perigosos. Aos 29 minutos João Lucas, que já tinha perdido gol pouco antes, sofreu falta na entrada da área. Samuel cobrou ao seu estilo, a bola bateu caprichosamente no travessão, pingou dentro do gol e voltou. No rebote o meia Gabriel Santiago colocou para as redes.
Diferenças
Enderson Moreira mexeu no time tentando furar o bloqueio alvinegro, mas sem brilho coletivo e individual, só irritou o torcedor. Faltou bola ao Avaí para chegar pelo menos ao empate. Thiago Carvalho fez tudo direitinho, ajustou as peças, substituiu quem estava cansado e garantiu a primeira vitória no Catarinense, ultrapassando inclusive o rival na tabela. Uma vitória com sabor importante para os alvinegros, que quarta-feira recebem o Concórdia, em casa.
Rojão

O que leva o torcedor a ir para um estádio de futebol armado com um rojão para explodir a qualquer momento. Foi assim no fim de semana, na Ressacada, quando um torcedor teve a mão dilacerada após um artefato explodir em seu poder. A polícia o socorreu e foi encaminhado ao hospital para cirurgia de reparação. Uma imagem impactante, que serve de alerta.
Batalha campal
Clássico é um campeonato à parte e sempre movido pela paixão do torcedor. Alguns acostumados com confusões levam o duelo para um lado que não deveriam. Muito antes de a bola rolar, dois grupos de torcidas organizadas se envolveram numa batalha campal, aproveitando a ausência do policiamento, que só chegou ao local, ao lado da Ressacada, quando o tumulto já tinha finalizado. Restou socorrer os feridos e serenar os ânimos.
Show de cobertura

A Jovem Pan News colocou no ar quase nove horas de transmissão ao vivo que começou meio-dia. O torcedor foi para a Ressacada ouvindo a Jovem Pan. Os repórteres ao vivo acompanharam a batalha entre torcida e o apelo para que a Polícia Militar fosse ao local, já que não havia policiamento, que só chegou depois. Paulo Branchi narrou o gol da vitória alvinegra, para delírio dos torcedores. Mais um para a história dos clássicos.
Criciúma líder
Sem novidade por enquanto a liderança do Criciúma, que tem um jogo a menos e chegou aos sete pontos no Catarinense. Está à frente de Santa Catarina e Chapecoense no desempate pelo saldo de gols. É novamente o time a ser batido na competição. Zé Ricardo vai reconstruindo o que ficou pelo caminho com o rebaixamento ano passado. O empate com o Barra em casa não estava no seu radar, mas não tira o mérito da boa campanha, com 77% de aproveitamento.
Santinha

O estreante Santa Catarina está com o mesmo número de pontos de Criciúma e Chapecoense. Ganhou mais uma, desta vez fora de casa. Fez 1 x 0 sobre o Hercílio Luz, gol no finalzinho da partida em Tubarão. Vitória importante para uma equipe cujo objetivo principal é a permanência. Está jogando um futebol de muita aplicação e entendimento coletivo. Os resultados são espetaculares e indica que pode pensar mais alto, numa das vagas para as quartas de final e garantir vaga no Brasileiro da Série D, em 2026.
Clássico da…

A Chapecoense perdeu para o Concórdia, no confronto conhecido como o “clássico da linguiça”. Não jogou bem, encontrou dificuldades para furar o bloqueio da equipe da casa e chegou a tomar 2 x 0. Só no final da partida descontou. O tropeço não estava nos planos de Gilmar Dal Pozzo, mas é preciso destacar que uma das vagas para o mata mata será da Chapecoense, que tem o mesmo número de pontos de Criciúma e Santa Catarina.
Super Bowl

Philadelphia Eagles e Kansas City Chiefs disputam o Super Bowl no dia 9 de fevereiro, no Superdome, casa do New Orleans Saínts, em Nova Orleans, na Luisiana. Os dois times venceram as finais de conferência neste domingo (26) e irão decidir quem será o campeão desta temporada na NFL. É sempre um grande espetáculo para quem gosta e entende do futebol americano.
Homem de gelo

Jannik Sinner, 23 anos, esse italiano número um do mundo é sensacional. Joga um tênis de qualidade em seu estilo sereno de ser. Não passa emoção e isso causa irritação e ansiedade para o adversário. Tem muita técnica e sangue frio nos momentos mais delicados de uma partida. Como foi na final sobre o russo Alexander Zverev por 3 x 0, com parciais de 6-3, 7-6(4) e 6-3. É o bicampeão do primeiro Torneio Grand Slam do ano, na Rod Laver Arena, em Melbourne. Partida que durou 2h45min.