Fevereiro 24, 2021

Jornais publicam anúncio pago de 'tratamento precoce' contra Covid-19

Jornais publicam anúncio pago de 'tratamento precoce' contra Covid-19

Pelo menos oito jornais dos principais impressos brasileiros veicularam ontem, 23, um anúncio pago pela Associação de Médicos pela Vida, de Recife, que defende o "tratamento precoce" contra o coronavírus, com o uso de remédios não comprovados cientificamente, como hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina, entre outros.

Alguns dos veículos são: O Globo, Folha de S. Paulo, Estado de Minas, Jornal do Commercio, Zero Hora, Jornal Correio, Correio Braziliense e O Povo.

"Destacamos que a abordagem precoce não se trata apenas do uso de uma ou outra droga, mas da correta combinação de medicações como a hidroxicloroquina, a ivermectina, a bromexina, a azitromicina , o zinco, a vitamina D, anti-coagulantes entre outras, além dos corticoides que têm um momento certo para sua utilização nas fases inflamatórias da doença, sempre observando-se a adequação das combinações ao estado e evolução de cada paciente, que será acompanhado extensivamente inclusive com a realização de exames conforme necessários, e a recomendação de intervenções não farmacológicas, como a fisioterapia", cita um trecho da publicação.

Os anúncios publicitários provocaram indignação nas redes sociais, pois a recomendação do uso desses medicamentos contra a Covid tem sido tratada como promoção de desinformação.

Sobre o caso, a Associação Nacional de Jornais afirmou não ter uma posição específica. "Mas defende naturalmente, a liberdade de expressão, que vale também para essa nota".

A Associação Médica Brasileira reforçou a informação de que "as melhores evidências científicas demonstram que nenhuma medicação tem eficácia na prevenção ou no tratamento precoce para a covid-19 até o presente momento".


Com informações de Poder360 e UOL.

Tags:
Covi-19
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!