20.9 C
fpolis
20.9 C
fpolis
quarta-feira, 25 maio, 2022

Jornalistas devem ser avaliados por cliques?

Últimas notícias
Jornalistas devem ser avaliados por cliques?
Reprodução

Chamou a atenção na entrevista de Upiara Boschi à Making Of a frase onde ele diz que era avaliado no NSC total por produtividade e audiência e que, de certa maneira, não se encaixava nesse modelo de negócio on-line. Parece que temos aí uma novidade, onde a postura é avaliar os profissionais por cliques.

O tema é altamente questionável, pois em tempos de fake News, o número de cliques pode ser de quem gostou ou de quem reprovou o texto. Além do mais, estar no trend topics não tem a ver com o objetivo dos jornalistas. Em tese, eles devem ser avaliados pelo conteúdo e não por aprovação de terceiros. Até porque, se esse modelo vingar, vai ter em breve gente apostando em título exagerado ou em texto forçado. Usando termos do futebol, jogando para a torcida. Tudo para sobreviver.

 

Telegraph

Algo semelhante ocorreu em um jornal importante da Inglaterra, o Daily Telegraph, que foi assunto aqui no portal. Em março, o editor responsável disparou para toda a equipe um comunicado enfatizando que o modelo de negócio do jornal exigia a implantação da remuneração de jornalistas a partir de produtividade e audiência.

A ideia foi rejeitada pela redação, mas só morreu definitivamente porque outro jornal, o respeitado The Guardian, publicou e criticou o memorando do concorrente.

Depois desse embate, a ideia do editor do Telegraph foi abandonada, até porque o sindicato dos jornalistas londrinos também condenou a ideia. Lá a discussão era se a proposta do jornal era Clickbait, que em termos gerais significa ganhar audiência por títulos exagerados para chamar a atenção.

Claiton Selistre
Publisher, colunista e owner do Portal Making Of, é jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi diretor de Jornalismo por 25 anos da RBS TV, TVCom e Rádio CBN/Diário, além de coordenador do comitê editorial da RBS em Santa Catarina. Antes atuou na Rádio e TV Gaucha do grupo RBS e em redações de jornal, rádio e tv do grupo Caldas Jr. em Porto Alegre. Foi também repórter da na Sucursal do Jornal do Brasil. Planejou e Coordenou coberturas multimídia nas Copas do Mundo de Futebol na Alemanha, Argentina, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, França e Japão/Coréia. Dirige a Making of há sete anos.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Moisés almoçará com prefeitos tucanos

Em mais uma ofensiva para garantir apoios para o projeto à reeleição, o governador Carlos Moisés (Republicanos) almoça, nesta...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }