
Chamou a atenção na entrevista de Upiara Boschi à Making Of a frase onde ele diz que era avaliado no NSC total por produtividade e audiência e que, de certa maneira, não se encaixava nesse modelo de negócio on-line. Parece que temos aí uma novidade, onde a postura é avaliar os profissionais por cliques.
O tema é altamente questionável, pois em tempos de fake News, o número de cliques pode ser de quem gostou ou de quem reprovou o texto. Além do mais, estar no trend topics não tem a ver com o objetivo dos jornalistas. Em tese, eles devem ser avaliados pelo conteúdo e não por aprovação de terceiros. Até porque, se esse modelo vingar, vai ter em breve gente apostando em título exagerado ou em texto forçado. Usando termos do futebol, jogando para a torcida. Tudo para sobreviver.
Telegraph
Algo semelhante ocorreu em um jornal importante da Inglaterra, o Daily Telegraph, que foi assunto aqui no portal. Em março, o editor responsável disparou para toda a equipe um comunicado enfatizando que o modelo de negócio do jornal exigia a implantação da remuneração de jornalistas a partir de produtividade e audiência.
A ideia foi rejeitada pela redação, mas só morreu definitivamente porque outro jornal, o respeitado The Guardian, publicou e criticou o memorando do concorrente.
Depois desse embate, a ideia do editor do Telegraph foi abandonada, até porque o sindicato dos jornalistas londrinos também condenou a ideia. Lá a discussão era se a proposta do jornal era Clickbait, que em termos gerais significa ganhar audiência por títulos exagerados para chamar a atenção.