Na última sexta-feira, dia 19 de janeiro, ocorreu no Instituto Internacional Juarez Machado, em Joinville, a entrega da Condecoração da Ordem das Artes e das Letras pelo governo francês ao grande artista catarinense, de maior renome internacional, Juarez Machado.
O merecido reconhecimento do Ministério da Cultura Francesa é uma honra concedida pelos seus anos de atuação na área das artes e sua contribuição para o desenvolvimento das Artes na França e no mundo.
Na cerimônia de entrega estavam presentes amigos, familiares e autoridades. A entrega da condecoração foi realizada pelas mãos do Cônsul Geral da França em São Paulo, Sr. Yves Teyssier d’Orfeuil. No discurso de abertura, Edson Machado, presidente do IIJM, descreveu sua profunda admiração e afeto pela grande conquista de seu irmão.
*****
*****
Momento relax
De volta de férias nos Estados Unidos, o top advogado criminalista Mathaus Agacci já está de volta à cidade, onde relaxa após o trabalho em seu apartamento na Beiramar Norte. Para dar conta da demanda, inaugura nos próximos meses seu mega escritório, com mais de 500 m2, um dos maiores da área criminal no país.
*****
The best
A semana começa com festa para o fotógrafo Ângelo Santos. Feliz aniversário, meu amado aquariano! Muitas felicidades e flashes. És o melhor do mundo!
****
Orquestra Filarmônica Catarinense
O processo de pré-seleção para a formação do corpo musical da nova orquestra do Estado, a Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC), recebeu um número expressivo de candidaturas de várias partes do mundo. São 165 músicos de 10 nacionalidades e que residem em 7 países da América e da Europa. Eles concorrem a 17 vagas de instrumentistas de cordas, que serão contratados de forma fixa, e a 10 vagas para músicos suplentes.
No total, há 152 inscrições do Brasil, 3 do Uruguai, 3 da Venezuela, 1 da Alemanha, 1 dos Estados Unidos, 1 da Argentina, 1 da Áustria, 1 da Bolívia, 1 da Colômbia e 1 de Luxemburgo.
“Atingimos uma meta internacional e também tivemos inscrições de músicos brasileiros de alta performance, que foram buscar formação de qualidade e prestígio fora do País. Estamos muito felizes que todos perceberam o tamanho potencial no projeto da OFiC a ponto de motivá-los a retornar ao Brasil”, destaca o fundador e Diretor Artístico Pablo Rossi (foto), pianista catarinense com carreira consolidada fora do Brasil.
Cada músico contratado receberá remuneração mensal de R$ 10 mil e deverá residir na Grande Florianópolis. O júri da fase de pré-seleção é formado por Pablo Rossi, por Luiz Ekke Moukarzel, violonista e gestor cultural, e pelo Coordenador Musical convidado, Roberto Ring, violoncelista e produtor musical, fundador da Stravinsky Produções, que organiza concertos de música clássica no Brasil.
Conheça mais sobre a OFiC em:
www.oficmusic.com e Instagram: @oficmusic
*****
Blues e Rock no Multi
Para completar a programação do mês de janeiro, o MULTI Open Shopping, que fica no Rio Tavares, apresenta uma série de atividades gratuitas para toda a família. No sábado, dia 27, tem Bebeco Blues Trio, a partir das 19h no palco da Praça MULTI.
O trio formado por Bebeco Rocha, nos vocais e guitarra, Murilo Chase no baixo e contrabaixo e Lauro Fonseca, na bateria, apresenta clássicos do Blues e canções autorais. No repertório estão músicas de artistas como Muddy Waters, Otis Redding, Albert King, entre outros. A entrada é gratuita.
*****