O Ministério da Justiça e Segurança Pública mudou de 14 anos para 18 anos a classificação indicativa do filme “Como se tornar o pior aluno da escola”, produção de 2017, de Danilo Gentili, que vem sendo associada à pedofilia.
A nova classificação vale para streamings, TV aberta e cinemas. A medida “recomenda” ainda que a exibição em TV aberta do filme seja após às 23h.
A decisão foi publicada nesta quarta-feira, 16, no Diário Oficial da União e a justificativa para a alteração é que a produção apresenta “conteúdo com tendências de coação sexual ou estupro, ato de pedofilia, e situação sexual complexa”.
? O #MJSP definiu a Classificação Indicativa do filme “Como se tornar o pior da escola” como não recomendada para menores de 18 anos.
? O audiovisual apresenta conteúdo com tendências de coação sexual, ato de pedofilia, e situação sexual complexa.
➡️ https://t.co/IIb6wFZiP5 pic.twitter.com/VTjc3Xn2ma
— Ministério da Justiça e Segurança Pública (@JusticaGovBR) March 16, 2022
Ontem, 15, o Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou a suspensão da disponibilização, exibição e oferta do filme nas plataformas de streaming. Caso as plataformas não cumpram a determinação em cinco dias, será aplicada multa diária no valor de R$ 50 mil.
O longa ganhou repercussão no último final de semana por conta de uma cena polêmica em que o personagem de Fábio Porchat, que é um pedófilo, assedia sexualmente dois meninos. Nas imagens, o ator abre o zíper da calça e em seguida pega a mão de um dos garotos para aproximá-la de seu corpo.