A partir de segunda-feira, 23, a Justiça do Trabalho de Santa Catarina realiza mais um mutirão de audiências de conciliação com empregados e patrões que têm uma disputa judicial em aberto.
O objetivo da Semana Nacional da Conciliação, que vai até sexta (27), é ajudar as partes a construir um acordo capaz de trazer uma solução mais rápida e pacífica para o conflito, além de desobstruir o Judiciário.
Serão mais de 1.500 audiências em todo o estado, conduzidas por videoconferência ou de forma presencial nas 60 varas do Trabalho e nos 14 Centros de Conciliação (Cejuscs) – um deles situado na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-12).
Os centros contam com equipes especializadas em mediações e possuem estrutura mais dinâmica e informal, como mesas redondas e reuniões sem limite de tempo.
Esta será a sexta edição do evento, que é coordenado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Em Santa Catarina, as cinco edições anteriores conseguiram promover 16 mil audiências e 5 mil acordos, arrecadando um total de R$ 184 milhões.
Em 2021, a Semana não foi realizada em razão dos protocolos adotados pela Justiça do Trabalho para controlar a pandemia de covid-19. Em 2020, foi promovida em novembro, junto com a Semana da Execução.
Quer conciliar?
A conciliação pode ser requerida a qualquer tempo pelas partes ou seus advogados por meio de formulário disponível no site do TRT-12, ou diretamente nas secretarias das 60 Varas do Trabalho espalhadas pelo estado.
Serviço
6ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista
Data: 23 a 27 de maio de 2022
Abertura: 23 de maio, às 10h, no Cejusc de São José (Avenida Acioni Souza Filho (Beira-Mar), 657, 3º andar, Praia Comprida, CEP 88103-790, São José – SC), com transmissão pelo YouTube do TST e do TRT-12