Outubro 18, 2019

LA GARRAFA DE PAPEL

LA GARRAFA DE PAPEL
Carlsberg/Divulgação

A inovação é da Carlsberg e, se der certo, pode revolucionar o mercado de bebidas no planeta. A cervejaria dinamarquesa acaba de apresentar uma garrafa com uma textura que parece um papelão. A embalagem é feita na verdade com uma fibra maleável de madeira e possui uma barreira interna (para reter a cerveja) de uma espécie de plástico reciclado.

O desenvolvimento, em parceria com a Universidade Técnica da Dinamarca, começou em 2015 e faz parte de um projeto que pretende reduzir a emissão de carbono em todas etapas de produção da bebida. Chamada de Green Fiber Bottle, a garrafa é ainda um protótipo. Mas tem boas chances de chegar ao mercado e complementar outras iniciativas ecologicamente corretas que vem sendo adotadas pela indústria de bebidas.

A propósito... A coluna pede desculpas, mas o trocadilho com o seriado da Netflix foi inevitável.

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PROGRAMA


Jim Beam/Divulgação

Sites de viagem gringos estão divulgando um programa imperdível para os amantes do bourbon: passar a noite em uma casa histórica, dentro do complexo de uma das maiores destilarias do planeta. O imóvel rústico, onde viveram sete gerações de destiladores da Jim Beam (foto) foi construído em 1919, fica ao lado de um lago, e tem um bar abastecido com os melhores bourbons da empresa.

O programa prevê ainda um tour pela destilaria, degustação guiada e outros agrados. "Gostamos de dizer que quem nos visita vem como amigo e sai como família ", diz Fred Noe, destilador mestre da Jim Beam. A experiência vai ser oferecida até dezembro e a diária custa US$ 23 (algo em torno de 90 reais).

Nota: A coluna localizou o link da promoção, mas o Airbnb não carregou a página. Foi preciso navegar por uma guia anônima do Chrome para ter acesso à reserva. Imagino que seja uma forma de restringir a promoção para residentes nos Estados Unidos.

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BRINDE?


Golden Motion/Divulgação

A polêmica saída do Reino Unido da União Europeia tem criado problemas políticos, gerado dúvidas na população, e criado ótimas oportunidades para os marqueteiros de plantão. Uma das empresas que aproveitou o burburinho para faturar é a Golden Motion, focada no mercado de luxo. A empresa francesa criou um lote exclusivo de um vinho “comemorativo”. O Chardonnay tem flocos de ouro 24 quilates, garrafa com a bandeira estilizada do Reino Unido e a frase: “Brexit, fizemos história”. O produto está sendo vendido por módicos 155 Euros (720 reais) apenas na Europa. Ainda não se sabe se a bebida vai servir para comemorar a cisão, ou para afogar as mágoas dos europeus. Até porque ainda não está claro como vai ser o relacionamento comercial (e a taxação de bebidas alcoólicas) entre o Reino Unido e o restante da Europa.

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REJEITO


Pixabay/Reprodução

Estudantes de todo o mundo participam nos próximos dias em Novo Hamburgo (RS) da Mostratec, uma mostra internacional de tecnologia. Mas, entre os 725 projetos, o que promete chamar mais atenção é o de um jovem cientista português. Rodrigo Carvalho de 16 anos vai mostrar na prática que é possível produzir gin usando como matéria-prima um subproduto da produção de queijo: o soro. O estudante explica que as ovelhas da raça bordaleira produzem um leite com um teor de açúcar maior do que a média. E isso permite destilar o soro, que antes era considerado resíduo e descartado em mananciais de água. O estudante ainda não bebe, mas jura que a bebida tem sabor e aroma levemente amanteigados. 

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EMBALAGEM PRÁTICA


Jungle/divulgação

A premiada destilaria mineira Jungle começa distribuir no mercado uma embalagem que facilita a vida dos consumidores de gin tônica. O drinque foi acondicionado em uma lata de alumínio com 269 ml. O produto foi idealizado para facilitar o consumo da bebida, principalmente nas baladas e, por enquanto, está sendo distribuído apenas na região Sudeste. Outro produto, criado em parceria com a Bitter&Co é o Negroni, também em lata. O coquetel é uma mistura de gin e vermute. No ano passado a coluna já havia mostrado que a oferta de coquetéis prontos em latas é uma tendência forte no mercado, principalmente na Europa.

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UM VINHO PRA CHAMAR DE SEU

Joaçaba recebe hoje e amanhã (18 e 19) a 3ª edição da Expovinho. O evento pretende mostrar lançamentos da indústria de bebidas da região meio oeste e de outros estados, principalmente o Rio Grande do Sul. Uma das atrações da feira, porém, pode ser o consórcio liderado pelo enólogo capixaba Douglas Chamon. Ele criou o projeto “terroir próprio” que, na prática, consiste em reunir cotistas que investem na produção de um determinado lote de vinho. As inscrições para a produção de 2020, se encerram no fim de novembro.

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vinhos cervejas cerveja artesanal drinks destilados whiskey gastronomia portal makingof
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