Às 14 horas desta terça-feira, 11, a Prefeitura de Joinville realizou a primeira concorrência pública na Bolsa de Valores B3, em São Paulo, que definiu a empresa que, pelos próximos 22 anos, vai administrar a iluminação pública da cidade mais populosa de Santa Catarina.
O leilão contou com a presença do prefeito Adriano Silva (Novo), onde também foi transmitida online pelo site da Bolsa de Valores.
A menor proposta foi apresentada pelo Consórcio QLuz Joinville, com o valor de R$ 1.512.999,33, o que dá um deságio de 30,50% comparado com o valor máximo que havia sido previsto no Edital da Concorrência da Parceria Público-Privada (PPP).
“Este é um momento histórico para Joinville! Estamos aqui, na Bolsa de Valores, para oficializar uma transformação no sistema de iluminação pública da cidade. Com a PPP, a prestadora de serviço fará melhorias constantes em nosso parque de iluminação. Teremos mais agilidade, mais qualidade e mais tecnologia. E o melhor é que o joinvilense não vai precisar pagar nada a mais por isso, já que o valor arrecadado pela COSIP irá custear todo o sistema”, afirmou o prefeito Adriano Silva.
Com a implantação da PPP, pelo menos 10 mil novos pontos de iluminação devem ser instalados na cidade. Há previsão de uma iluminação com melhor qualidade para pontos específicos do município, como áreas turísticas e de grande circulação de pessoas.
A PPP da iluminação pública prevê a execução de obras e a prestação de serviços relativos à modernização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura de iluminação pública de Joinville.
“Com toda a certeza realizaremos um trabalho de excelência para o município e toda a comunidade será bem atendida”, disse Luciano Pedro de Moro, gerente geral de negócios do Consórcio QLuz.
PRÓXIMA ETAPA
Com o resultado da licitação, a próxima etapa é a análise dos documentos do envelope 4. Os documentos de qualificação serão analisados pela equipe da Prefeitura de Joinville, com apoio da equipe técnica da Bolsa de Valores B3.
Após essa avaliação, o resultado do processo licitatório é homologado e é iniciado o trâmite para a assinatura do contrato com o consórcio vencedor da licitação.
A estruturação do projeto para a concessão da rede de iluminação de Joinville por meio de uma PPP começou em novembro de 2021, com a contratação, por parte da Prefeitura de Joinville, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para dar o suporte técnico e a consultoria necessários à estruturação.
Veja o vídeo do leilão da Prefeitura de Joinville em SP no link abaixo:
https://www.youtube.com/live/2YZXpknq5WA