19.2 C
fpolis
19.2 C
fpolis
sábado, 28 maio, 2022

Liberação do uso de máscara: foco na saúde ou na reeleição?

Últimas notícias

A pandemia está com os dias contatos, mas ainda não foi embora. Bastou o descuido das festas de final de ano que as variantes do Coronavírus bateram com força em janeiro: com recordes de infectados e com aumento expressivo no número de mortes. Poucas semanas depois dessa forte evidência que a realidade dos fatos impõe – aglomeração e o não uso de máscara aumenta a transmissão e o número de casos de Covid-19, Carlos Moíses, Governador do Estado, anuncia a desobrigação do uso de máscaras em locais fechados (isso mesmo, em locais fechados!). O decreto foi publicado do Diário Oficial do Estado – DOE de hoje (11.03.2022) e a desobrigação começa a partir de sábado (12.03.2022). Mas fica a pergunta: essa é uma decisão política de quem quer agradar o eleitor e está de olho na reeleição ou foi uma decisão técnica baseada em dados científicos e na capacidade do sistema de saúde do Estado?

O coronavírus é traiçoeiro e não se faz rogado. São praticamente dois anos de medidas restritivas e de uma briga insana dos negacionistas contra a ciência e os órgão de saúde, mas não se deixe enganar, o coronavírus não respeita a assinatura de um decreto nem a vontade política de um Governador. Lembrando que o Carnaval aconteceu na semana passada e que as consequências dos dias de folia vão desembarcar na próxima semana nos postos de saúde, consultórios médicos e hospitais, sobrecarregando possivelmente mais uma vez os profissionais exaustos da saúde.

Cabe lembrar que se desde o início da pandemia os protocolos de saúde tivessem sido seguidos com rigor das recomendação do uso de máscara, higienização das mãos e do distanciamento social provavelmente a pandemia não teria sido tão prolongada, mas no meio do caminho apareceram os negacionistas que negligenciaram as recomendações, burlaram as normas e colocaram em xeque o combate ao coronavírus. O uso de máscara não vai ser mais obrigatório, mas por mais incômodo que seja o uso de máscara continua sendo opcional para quem não quer colocar a vida em risco, seja em ambientes fechados ou com aglomeração.

Janine Alves
Graduada em Economia e doutora em Gestão do Conhecimento, faz parte do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (Interdisciplinary research group on knowledge, learning and organizational memory), núcleo de excelência em pesquisa científica e tecnológica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC). Trabalhou como: professora da UFSC e Univali, colunista de economia do Grupo RIC Record (Jornal Notícias do Dia e Ric Record TV) e analista de economia na RBS - TV/ NSC - Diário Catarinense, Consultora de Economia Internacional para a CIP Cosultores – Espanha, Diretora do Escritório do Governo da Galicia/Espanha no Brasil, Diretora de Integração Internacional e Consultora de Economia do Governo de Santa Catarina (Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Assuntos Internacionais), etc.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Vídeo: Japonês gasta R$ 75 mil para se transformar em cachorro

No Japão, um homem gastou cerca de 2 milhões de ienes (aproximadamente R$ 75,9 mil) para realizar o sonho...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }