Julho 08, 2018

Livro de cabeceira

Livro de cabeceira

Técnico, romance, ficção ou policial? No meu caso, o livro de cabeceira é um trabalho norte-americano de não ficção que surgiu como um blog/site e em 2015 virou livro. O Guia Essencial do Vinho, é a versão impressa do projeto www.winefolly.com da designer e sommelier Madeline Puckette e o webdesigner Justin Hammack. O trabalho é uma grande enciclopédia sobre diferentes tipos de uvas e vinhos, serviço e harmonização. Destaque pra produção gráfica. As ilustrações e infográficos são fenomenais e ajudam a traduzir o assunto para quem é novato ou quer se aprofundar no assunto. O Guia pode ser encontrado em grandes livrarias e também pela internet. O preço médio é de 45 reais. 





 

CURSOS

Por falar em aprendizado, diversas instituições de ensino prepararam cursos concentrados para as férias de julho. Quem mais focou nesse mercado foi a Escola Superior de Cerveja e Malte, de Blumenau, que preparou turmas de duas semanas para formação de sommeliers, malteiros cervejeiros e destiladores caseiros. A filial brasileira da WSET, também organizou cursos de iniciação em vinho e destilados. Confira abaixo a relação de alguns cursos disponíveis e outras opções para quem busca conhecimento na área. Seja nas férias ou ao longo do ano.

- Escola Superior de Cerveja e Malte 

- Instituto da Cerveja

- Science of beer

- Eno Cultura

- Associação Brasileira de Sommeliers

Sommelier School

 

Quem não pretende se aprofundar, mas busca um mínimo de informações sobre cachaça e vinhos do sul da França, pode participar de workshops, como o Balneário Saboroso, em Balneário Camboriú. O evento começou nesse dia 05 e segue até o fim de julho.

 

BAFÃO

O Tribunal Penal de Bordeaux, na França, multou o Chateau Giscours por alterar a qualidade de um lote de vinho produzido em outubro de 2016. A brigada antifraude, que controla a qualidade dos vinhos com denominação de origem da região, constatou que na época a vinícola adicionou açúcar em duas cubas de uva merlot recém colhida. O objetivo seria aumentar o teor alcóolico do lote, um procedimento conhecido como chaptalização. Na época a Giscours foi obrigada a descartar 397 hectolitros de vinho, o equivalente a 53 mil garrafas. Agora condenada, vai ter que pagar mais 200 mil Euros de multa. Sem contar o prejuízo incalculável na marca do Chateau.

 

PREMIADA

O alambique Bylaardt, de Luiz Alves, entrou no mês de junho com motivos de sobra pra comemorar. Voltou da ExpoCachaça, em Minas Gerais, com uma medalha de ouro e outra de prata. Em abril a empresa havia participado da etapa brasileira do Concurso Mondial de Bruxelles, e conquistou outras duas medalhas de ouro.



A Wruck, também de Luiz Alves trouxe outra medalha de prata da ExpoCachaça. As premiações ajudam a demonstrar a qualidade do produto local. A cidade, conhecida como Terra da Cachaça fica entre Itajaí e Blumenau e tem aproximadamente 12 alambiques. Juntas essas destiladoras produzem mais de 1 milhão de litros da bebida por mês.

 

SHOT

A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) a abriu inscrições para Copa Cerveja Brasil. As amostras já podem ser enviadas mas o concurso ocorre só em outubro, em Brasília. Podem participar do concurso, cervejarias e ciganas com produção menor que 500 mil litros por mês e sem ligação com multinacionais do segmento.

Em julho a Eisenbahn promove a sua tradicional festa de aniversário no bar da fábrica, para comemorar 16 anos de fundação. O mix é o tradicional: petiscos, música e muito chopp. A data ainda não foi oficializada, mas imagino que seja no dia 21. Em agosto, Porto Alegre sedia a segunda edição do Festival Sul Americano da Cerveja. A organização é do Sebrae, que presta consultoria para as empresas gaúchas do setor.

Até bem pouco tempo cachaça era sinônimo de uma bebida consumida por pessoas humildes do interior ou periferia. Pois o conceito está mudando. O Brasil tem muitas “pingas”premiadas que chegam a custar mais de mil reais a garrafa; a profissão de chachacier (o sommelier de cachaça começa ganhar status; destilarias e cachaçarias se multiplicam pelo país; e há programas específicos sobre o tema, como o fenomenal Bendita Marvada, exibido semanalmente pelo canal GNT.

Tags:
vinhos cervejas cerveja artesanal drinks destilados whiskey gastronomia portal makingof
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Exclusivo

O VINHO DO PRESIDENTE

Novembro 26, 2020
Exclusivo

CARA NOVA, CONTEÚDO TAMBÉM

Novembro 14, 2020
Exclusivo

FESTA NO APÊ

Novembro 05, 2020
Exclusivo

CERVEJA DE GRAÇA

Outubro 31, 2020

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!