1 – O futebol piorou
Quando escuto o presidente do Avaí Júlio César Heerdt dizer que o futebol mudou, porque nos anos 70 os jogadores corriam apenas 5 km por jogo e hoje correm 11 km, respondo que piorou. Nos anos 70 não haviam para medir o quanto os jogadores corriam; ao campos eram ruins e os jogadores precisavam de habilidades para dominar a bola; a camisa pesava; a bola era de couro; driblavam os buracos e corriam em locais sem grama. Nos anos 1970 até 2000 os jogadores não simulavam contusões, jogavam sangrando e não viviam chorando chamado pela mãe.
2 – Quando afirmam isso
Eu te pergunto: o Pelé não jogava agora o que jogou? Zico, Zenon, Adilson Heleno, Tostão… deixem de bobagem o futebol continua sendo jogado com 11 jogadores para cada lado, por 90 minutos e ganha quem fizer mais gols.
3 – Mudou e mudou para pior
Goleiro joga com os pés, para não fazer cera; os árbitros param muito o jogo; não aplicam a lei da vantagem e favorecem o infrator. Se ficou diferente quer dizer que a seleção brasileira de 1970 e de 1958 perderia para a seleção do Tite?
4 – Por falar nisso
Vale a pena ler o livro: “Pelé – O Rei visto de perto”, de autoria do jornalista Mauricio Oliveira, formado no Curso de Jornalismo da UFSC e que trabalha em São Paulo e Rio. Mauricio entrevistou Pelé varias vezes para escrever este livro falando sobre infância, seleção, Santos, família, política, racismo e é uma síntese da carreira e da vida do melhor jogador de futebol dos últimos anos, falecido no final do ano de 2022. A editora é a Matrix @matrixeditora.
5 – Fumaça tóxica
Estádio fechado como o Maracanã ou Arena, era de defesa da ecologia; a CBF; os árbitros e as autoridades judiciais permitem que torcedores acendam luminosos que enchem o estádio de fumaça, sem considerar que os jogadores necessitam de ar puro. Nenhum médico, fisiologista ou preparador físico de clubes reclamam ou levantam uma bandeira para acabar com essa bobagem. Mas reclamam do gramado.
6 – Outra extravagância
Jogador se perfilando para cantar o hino nacional se exibindo com filho no colo, alguns bebes e confundindo hora de trabalhar com vida privada. Até por questão de segurança deveria ser proibido. Quer mostrar o nenê para a sogra ou para mãe: tira selfie e envia por WhatsApp.
7 – Ocean Race
É assim que chamam a regata de barco de volta ao mundo. Ontem vi pela televisão a saída dos barcos do Ocean Race de Itajaí com destino ao porto de Newport, em New York. Antes ele participaram de uma regata na frente de Itajaí, Cabeçudas e Balneário Camburiu com o público nos molhes e nos barcos e partiram.
8 – Jogo de quarta
A primeira decisão do Manchester City x Arsenal, será quarta, dia 26 à tarde pela TV que pode decidir o titulo de campeão inglês deste ano. O Manchester City terá ainda que enfrentar o Manchester United pela Copa da FA – Federação Inglesa de Futebol e fazer a semifinal contra o Real Madrid pela Champions. O Guardiola terá trabalho e dificuldades.[i]
9 – Alma Lavada
O Avaí com um time novo, Alex De Souza trocou quase todo o time e venceu no final o Mirassol, na Ressacada sábado a tarde, baixando a poeira que faziam pedindo a sua saída no segundo jogo da Série B. No dia seguinte a Chapecoense venceu o Londrina por 3 a 0, subindo de posição e o Criciúma na noite de sábado derrotou a Ponte Preta por 2 a 1 e esta no Grupo dos 4. Mas ainda faltam 36 jogos até o final.
10 – No Gigante da Beira-Rio
O internacional salvou-se no final graças a Mauricio que fez dois gols no Flamengo, que jogou melhor e merecia ter vencido. Mas jogo é jogo e os colorados lotaram o estádio e viram um belo jogo. Com essa derrota o “facho” do Sampaoli baixou um pouco.
11 – Por falar em “facho”
A turma da esquerda não perdoa o Cuca que nos anos 80 esteve envolvido com um caso de estupro vulnerável na Suíça. Ficou preso, depois foi solto por interferência do governo brasileiro e até hoje para por ter assistido Fernando, Eduardo e Henrique tendo relações com uma menor em um hotel em Berna. As gurias do time feminino aproveitaram e lançaram um manifesto. Para elas e para alguns Cuca não tem perdão. Gente que pede justiça mas não sabe o que significa.
12 – Zago e Geovânio
Aquele que jogou no Figueirense e defendia o Grêmio contra o Juventude de Antonio Carlos Zago, contratado como treinador do Coritiba. Zago fez uma referencia racista, foi punido pagou pela bobagem e até hoje ainda tem gente que pede para ele ser condenado outra vez.
O futebol piorou
FIM
[i] https://www.google.com/search?q=imagem+de+city+x+arsenal.&oq=imagem+de+city+x+arsenal.&aqs=chrome..69i57j33i160l2j33i22i29i30l7.7377j0j4&sourceid=chrome&ie=UTF-8#fpstate=ive&vld=cid:6a66c680,vid:Ro2oN_SwLxM