Setembro 16, 2021

Low code: o que é e como pode aumentar a produtividade das agências de marketing

Low code: o que é e como pode aumentar a produtividade das agências de marketing
Imagem de Antonis Kousoulas de Pixabay

Um levantamento recente da empresa americana Salesforce identificou que 83% dos líderes de TI já apostam em plataformas de pouco código. Até 2024, segundo a consultoria global Gartner, 80% dos produtos da tecnologia serão feitos por profissionais que não são totalmente técnicos e 65% deles em plataformas low-code.

Todos os dias, soluções low code/no code estão lançando novos recursos e inovações para atender a crescente demanda por agilidade e produtividade no desenvolvimento web. Desnecessário dizer que low code/ no code é o futuro. Afinal, por que qualquer profissional da web desperdiçaria tempo e recursos em um novo código quando uma plataforma low code/ no code permite que ele faça a mesma coisa na metade do tempo?

Profissionais da web e agências de marketing em todo o mundo estão começando a colher os benefícios do uso de plataformas de construção de sites low code, que vão desde  mais agilidade de entrega  até a estruturação automatizada para SEO. Para agências de marketing é importante identificar os principais fatores por trás dessa tendência e compreender plenamente os benefícios que ela traz.

 

O que exatamente é low code/ no code?

Low code/ no code (baixo código / sem código) é amplamente definido como uma abordagem visual para o desenvolvimento web. A tecnologia low-code consiste em plataformas que disponibilizam soluções modulares que podem ser usadas por profissionais com muito ou pouco conhecimento de programação para desenvolver projetos de sites e aplicações para internet. O low code é uma estrutura fácil e acessível que pode ser customizada de acordo com a necessidade do cliente.

Nos últimos anos, essa tecnologia ganhou uma considerável fatia de mercado com o crescimento de plataformas para desenvolvimento de aplicações, das mais simples às mais complexas, como Wix, Duda e Creatio.

Agências de marketing geralmente usam soluções de marca branca (white label) com a sua própria marca para expandir os serviços aos clientes sem a necessidade de adicionar pessoal caro ou desenvolver software sofisticado. Com low code/ no code, plataformas de construção de sites podem automatizar quase todas as etapas do desenvolvimento, processar e agilizar compilações, aumentando drasticamente a velocidade de desenvolvimento para profissionais da web.

"Um dos principais benefícios das plataformas de construção de sites low code  é que elas permitem que os profissionais da web sejam muito mais ousados no escopo dos projetos de design, agilizando o tempo de entrega e possibilitando a expansão da carteira de clientes. As plataformas low code economizam inúmeras horas de desenvolvimento, reduzindo o tempo de desenvolvimento em média de 50-90% em comparação com profissionais que desenvolvem sites do zero." diz Alessandra Sadan, vice-presidente da plataforma de desenvolvimento de sites Duda.

"Isso é normalmente feito por meio do uso de kits de ferramentas de construção intuitiva e sistemas de gerenciamento de conteúdo eficientes que possibilitam o desenvolvimento de sites em escala. A Duda, por exemplo, também permite que as agências gerenciem uma biblioteca de modelos, seções de site e widgets para acelerar projetos futuros." complementa Alessandra.

Em vez de começar do zero todas as vezes, os profissionais da web podem construir uma coleção de sites existentes e seus componentes para aproveitar ao construir novos sites. Desta forma, o processo de construção é mais como encaixar peças de um quebra-cabeça ao invés de uma batalha difícil para cumprir um prazo com quase nenhum recurso existente.

"Plataformas mais sofisticadas como a Duda, permitem que profissionais da web codifiquem o quanto quiserem, podendo concluir os projetos com pouca ou nenhuma codificação, ou podem decidir mergulhar fundo na codificação customizada em JavaScript, CSS, HTML e APIs para atender às suas necessidades." explica Alessandra.  Esta opção oferece aos profissionais da web o melhor dos dois mundos e é um bom indicador do que esperar das plataformas de construção de sites no futuro.

A consultoria Forrester estima que a movimentação no setor de plataformas de desenvolvimento de low-code chegará a US$ 21,2 bilhões em 2022, o que significa um com crescimento acima de 40% ao ano, comparado aos US$ 1,7 bilhão contabilizados em 2017.

Esse é um processo de transformação digital pelo qual grande parte das empresas tem passado, em que é preciso ganhar mais produtividade e agilidade para atender às demandas do público. "O ideal para projetos que exigem manutenção recorrente é buscar uma plataforma de desenvolvimento de sites que agregue ferramentas de design e programação em um só lugar, o que, prontamente, já reduz o custo com ferramentas isoladas e onerosas.", destaca Alessandra.

 

Vantagens do low-code para agências:

Mais agilidade e produtividade

O tempo de construção de um site é drasticamente reduzido, pois o desenvolvedor não precisará sempre criar códigos do zero. Plataformas low code também permitem mais autonomia para as equipes de marketing não dependerem da equipe de tecnologia de informação para desenvolver e atualizar sites e landing pages. Assim, a TI não vira um gargalo - reclamação comum hoje.

Segundo Alessandra,  uma funcionalidade importante da Duda é o Construtor de Widgets customizados que permite adicionar inúmeras funcionalidades à plataforma. "Ele permite que desenvolvedores criem widgets personalizados que podem ser reutilizados pela equipe, dando maior autonomia para designers, produtores de conteúdo e qualquer outro profissional envolvido, inclusive o cliente", afirma.

 

Redução de custo

Consequência direta da maior agilidade e produtividade proporcionadas pelas plataformas low code, uma vez que há um melhor aproveitamento da equipe, além da possibilidade de vender serviços por recorrência.

 

Performance do site

Aqui o que mais chama a atenção são as métricas do Google Core Web Vitals, usadas para avaliar o desempenho de uma página da web. Os três principais Core Web Vitals, hoje, medem a velocidade de carregamento da página (LCP), a capacidade de resposta da página (FID) e a estabilidade visual (CLS). Veja aqui um comparativo feito com base em dados fornecidos pelo Google Chrome User Experience Report (CrUX).

A otimização para o Core Web Vitals é um fator de desempate significativo entre os sites. Um site bem classificado com essas métricas tem uma vantagem em relação aos concorrentes nas pesquisas quando o conteúdo e a classificação forem comparáveis.

 

Segurança

Uma plataforma low-code oferece mais segurança por ter times dedicados à segurança de todos os sites na plataforma, prevenindo invasões e ataques em comparação a soluções de código aberto.

Em resumo, plataformas low code permitem desenvolver sites tão impressionantes quanto os altamente codificados, e o fazem em menos da metade do tempo. Ignorar essa tendência seria negar a realidade de que low code substituirá o "full code" para a maioria dos projetos, enquanto desenvolvedores (recurso escasso e caro) têm mais tempo livre para focar mais do seu tempo e expertise técnica em projetos mais complexos e que exigem mais personalização.

Tags:
marketing
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Redação Making Of

Comentários

Onze 4

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!