15.1 C
fpolis
15.1 C
fpolis
sexta-feira, 1 julho, 2022

Luiz Zago e o homem que mudou a música

Últimas notícias
Luiz Zago e o homem que mudou a música

Na foto de capa, o músico Tiê Pereira, um dos curadores do Sexta Jazz

 

Só podia ser com o Zago, o alter ego do Lenine (como me disse o próprio Lenine), para participar desse tributo à lenda da música mundial, o trompetista e compositor Miles Davis (1926-1991). Ele será o homenageado da próxima edição do Sexta Jazz AF que rola amanhã em Florianópolis.

 

 

ZigueZago, o mago

 

 

O concerto será apresentado por um quinteto montado especialmente para esta edição, com a participação do renomado pianista Luiz Gustavo Zago (foto), do trompetista Gabriel Barbalho e do saxofonista Elio Lorenzo Vistel como aberto, além dos músicos e curadores do projeto Tiê Pereira (baixo) e Mauro Borghezan (bateria). O show será nessa sexta, dia 5/11, às 20h, no Piso G3 do Villa Romana Shopping, na Capital.  

 

O acesso é gratuito mediante inscrição prévia no site da Aliança Francesa de Florianópolis ( www.affloripa.com.br ) e por ordem de chegada, a partir das 19h. Para entrar, também é preciso comprovar a vacinação contra um Covid-19: duas doses ou dose única para maiores de 18 anos ou uma dose para jovens entre 12 e 17 anos. Podem ser apurados a caderneta ou cartão de vacinação emitido pela Secretaria Municipal de Saúde, comprovante disponível no aplicativo Conecte o SUS ou plataformas integradas à sua base de dados.

 

As vagas são limitadas para respeitar o distanciamento social. As apresentações do Sexta Jazz AF foram aprovadas pela Vigilância Sanitária e seguirão todas as medidas para garantir a saúde do público. O uso de máscara é obrigatório. 

 

Repertório baseado nos dois grandes quintetos de Miles Davis



A história da música norte-americana certamente seria outra não fosse o imprevisível e revolucionário Miles Davis. Eleito pela Rolling Stone como “o homem que mudou a música”, Miles sempre foi um visionário, músico à frente de seu tempo e que ditou tendências.

No jazz, o trompetista e compositor passou por diferentes fases. O bebop e o hard bop , nos anos 1950 e 1960; o jazz fusion nos anos 70 e 80, além do jazz rock e outros estilos. No concerto especial do Sexta Jazz AF, o repertório será baseado na primeira fase do músico (anos 50 e 60), quando ele liderou dois grandes quintetos.

 

Jazzístico

– Miles foi um excelente estrategista. Ele soube muito bem colocar os músicos certos na hora certa para tocar. A fase mais importante foi quando ele começou a despontar como músico, quando liderou dois grandes quintetos no final dos anos 50 até a descrição da década de 60. Foi a fase mais jazzística, com a formação mais tradicional de jazz: piano, saxofone, trompete , bateria e contrabaixo. Depois disso ele começou a fazer experimentações, como free jazz, instrumentos elétricos, guitarra, percussão – diz Tiê Pereira.

 

Projeto realizado desde 2014

O Sexta Jazz AF é realizado desde 2014 pela Aliança Francesa de Florianópolis. O projeto já ocupou diferentes palcos da Capital, como Centro Cultural Fabiano Silveira, a sala Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura (CIC) e, desde 2018, o estacionamento do Villa Romana Shopping. Para a temporada 2021, a produção prepara cinco edições entre setembro e dezembro. A próxima será no dia 26 de novembro, com tributo a Herbie Hancock.
*****

 

Festival de Som TUM    Foto Evelin Cazão

 

Um grupo de músicos e cantores de Florianópolis dá voz ao jingle da quarta edição do TUM Sound Festival, evento agendado para os dias 12, 13 e 14 de novembro. A letra, composta pelo publicitário João Cláudio Lins e pela produção Ivanna Tolotti, destaca o poder da música para emocionar e aproximar as pessoas. 

“O setor cultural sofreu bastante desde março de 2020, mas o avanço da vacinação já permite vermos que a retomada é questão de tempo. A cultura e a música precisa desse papel essencial na volta da normalidade e o TUM quer fazer parte movimento”, diz a idealizadora do evento, Ivanna Tolotti. “Não por acaso, a letra do jingle lembra que ‘O TUM resiste ao tombo’ e se reinventa”. 

 

No ano passado, os organizadores suspenderam a realização do evento por causa da pandemia. A edição desse ano, que terá programação na Casa TUM, na Célula e no Sebrae-SC, será no formato híbrido e terá palestras, painéis, workshops e vitrines de 16 bandas e artistas. 

 

*****

 

 

Feira no Passeio Pedra Branca

 

 

Elas arrasam!!! Amanhã, sexta, os moradores e visitantes do Passeio Pedra Branca poderão participar de uma feira que reunirá aproximadamente 30 mulheres empreendedoras de Palhoça e municípios vizinhos. O evento ocorrerá das 15h às 21h, na praça coberta, em frente ao Hippo.

Roupas infantis, lingeries, cosméticos sensuais e corporais, artesanatos, brinquedos educativos, óleos essências, joias terapêuticas, semijoias,  roupas femininas, acessórios, roupas de mesa e produtos de beleza são alguns dos produtos que estarão expostos na feira.

Além disso, algumas mulheres que empreendem no ramo alimentício vão expor comidas deliciosas como bolos, doces e granola.

A feira tem o intuito de movimentar a economia local e incentivar mulheres que se dedicam ao empreendedorismo, gerando emprego e lucratividade. Desta vez, a feira receberá as sócias da comunidade W2W Palhoça, que é uma franquia do Clube W2W e ajuda mulheres a desenvolverem o poder de escolha e o autoconhecimento.

Para a partner de Palhoça, Thaty Matos, a feira é mais uma excelente oportunidade de conhecer grandes mulheres com lindas histórias e com excelentes produtos. “O nosso objetivo é conectar as mulheres do grupo para que elas possam entregar ao público produtos de qualidade, além de trocar experiências, construir novas parcerias, se relacionar e, consequentemente, fazer vendas e gerar renda. Uma cresce e todas crescem juntas”, complementa Thaty Matos.

 

*****

 

 

Histórico e inesquecível

 

 Florianópolis será a capital brasileira do motociclismo entre os dias 14 a 17 de abril de 2022, durante o Floripa Moto Week (FMW). O evento de lançamento foi realizado na quinta-feira (28), no Mercado Público, e reuniu os principais grupos de motociclistas de Santa Catarina, autoridades, empresários e formadores de opinião. O vice-prefeito, Topázio Silveira Neto, disse que Prefeitura vai incluir o Floripa Moto Week no calendário de eventos da cidade. Para o idealizador Flávio Hamilton da Luz Busch II, “será um marco histórico e inesquecível”.

*****

 

De portas abertas

 

Depois de longos meses de um trabalho minucioso de restauração de um dos prédios mais tradicionais da capital, tombado como patrimônio histórico da cidade, onde era Café Cancun – para os mais jovens, El Divino – a Smart Fit Beira-Mar Norte abriu as portas. O espaço com 1400m² oferece o que há de mais moderno no segmento de academias. O local, que manteve a base original do prédio, recebeu um investimento aproximado em R$7 milhões e promete ser o maior empreendimento do segmento na Grande Florianópolis.

 

*****

 

 

Decoração de Natal

O Villa Romana Shopping inaugura uma decoração de Natal com a presença do Papai Noel nesta sexta (5). Com o tema “presentear”, o projeto deste ano relembra a antiga tradição romana, em que presentear alguém significava empatia, troca, gratidão, admiração, laços afetivos e estar próximo de quem se ama. As duas fachadas do shopping estão preparadas para receber o público de forma acolhedora. Um urso de 2,5m de altura, guirlandas de Natal e caixas de presente gigantes revestidas com veludo recepcionarão os clientes desejando-lhes boas festas. 

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa e Santa Catarina: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Gazu e Feira de Queijos no Festival de Inverno do Multi

Salve, Gazuuu! Meu querido e estimado amigo, um dos artistas mais talentosos de Santa Catarina, é a atração principal...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }