Mais da metade do CEOs brasileiros não acredita em inovação, diz pesquisa
No final de 2016, o Empreenda, que presta serviços de consultoria para diversas empresas da lista das Maiores e Melhores do Brasil em diversos setores da economia, e a Ponte Estratégica realizaram uma enquete com 586 CEOs de empresas com faturamento com mais de R$ 20 milhões para entender essa nova onda de inovações disruptivas que estão destruindo negócios tradicionais da noite para o dia.
De acordo com o estudo, coordenado por André Torreta, 76% dos executivos acreditam que a Cultura da Inovação deve ser instalada em todas as empresas, o que não é nenhuma novidade. A surpresa veio quando mais da metade deles (54%) revelaram não acreditar quando um CEO surge na imprensa falando sobre inovação.
Outros dados descobertos foram:
- 64% dos pesquisados afirmam que a inovação deve ser uma iniciativa da cultura da empresa e 32,4% do CEO;
- Para os executivos, o responsável por implantar a cultura da inovação da empresa devem ser (pergunta aberta): CEO (38,9%, RH 14,4%; Marketing 5,4%; e os próprios funcionários 2,3%);
- Para 52,3% a cultura da inovação é uma jogada de marketing. Para outros 38,5% é verdade;
- 76,2% deles acredita que a cultura da inovação deve ser instalada em todas as empresas. Outros 22,3% discordam.