18.2 C
fpolis
18.2 C
fpolis
quinta-feira, 18 agosto, 2022

Marketing digital abre espaço para vários profissionais

Últimas notícias

Os últimos meses têm se mostrado decisivos para diversas profissões. E algumas delas têm experimentado uma ascensão, como é o caso das voltadas ao marketing digital. Um dos motivos apontados para isto é o crescente número de pessoas conectadas à internet:

Atualmente, cerca de 79,1% dos brasileiros estão conectados diariamente, sendo que a maioria acessa através do celular (99,2%). Tais resultados apresentados pelo PNAD nos leva a um fato: existe um público ávido por buscar produtos e serviços e empresas interessadas em vender para eles. E é aí que entram aqueles interessados em trabalhar na área.

Outra pesquisa aponta que investir em mídias digitais traz benefícios para as empresas: pesquisas realizadas indicam um crescimento anual de 18% para aquelas que investiram nesse tipo de serviço, ao ponto que outras empresas que continuaram investindo somente em mídias tradicionais tiveram perdas de 6% em suas receitas.

Ou seja, de uma maneira ou de outra, o mercado está reconhecendo que há espaço para o profissional e possibilidades de crescimento na carreira. Mas para que isso seja possível, é necessário que o candidato invista em bons cursos e se especialize. Afinal, para desenvolver bem o seu trabalho é imprescindível dominar linguagens específicas.


Imagem: Reprodução

Outro ponto que merece real atenção é o domínio do inglês, principalmente porque muitas plataformas e ferramentas são neste idioma. Portanto, o candidato que deseje crescer na profissão pode optar por fazer cursos básicos do idioma caso precise ter o primeiro contato com o inglês. Ele irá se mostrar uma ferramenta importante no ambiente profissional, já que muitas vezes será necessário manter diálogos com o público de outras nacionalidades.

Por último, os candidatos a essa área devem ter um olhar sempre atento e analítico sobre tudo o que acontece à sua volta. Isso se torna imprescindível quando deseja se tornar um Social Media, por exemplo, um dos cargos mais conhecidos do marketing digital. Para quem olha de fora, pode parecer uma profissão simples a de atualizar redes sociais. Mas o trabalho não se resume apenas a isso.

Com certeza já tivemos uma experiência digital como usuário com empresas que mantém um bom diálogo e possuem postagens agradáveis. Por trás delas há o social media, um profissional que gerencia as redes sociais (Facebook, instagram, Twitter), lida com o público (mantendo um contato aberto e direto com eles) e publica conteúdos relevantes de acordo com análises estratégicas.

Ações como estas ajudam a marca a chegar mais perto do cliente e obter o mais difícil: sua fidelização. E para isto é necessário a este profissional estar sempre atualizado com as últimas tendências e atuar juntamente com outros profissionais como o Analista de mídia paga.

Sabe aquelas postagens patrocinadas que aparecem quando deslizamos a tela do nosso celular? Elas são criadas de acordo com metragens e pesquisas, indicadas por um analista de mídia paga. Ele fica responsável por coordenar as campanhas pagas nas redes sociais e no google e observar se há um retorno revertido no número de cliques.

Outro profissional que irá trabalhar diretamente com o Social Media é o Produtor de conteúdo. Ele irá criar publicações que serão divulgadas em todas as plataformas como sites, blogs, redes sociais e outras. E para isso, deverá adaptar todas para o público que as segue, lançando conteúdos em forma de vídeos, textos, ebooks e outros meios.

É necessário que o conteúdo seja relevante a ponto de chamar a atenção do público alvo da campanha. A principal meta do produtor de conteúdo é gerar engajamento através de compartilhamento, comentários e outras ações orgânicas.

Mas como saber se a página está bem colocada nas buscas? É aqui que entra o Analista de SEO, responsável por colocar a página da empresa no topo das pesquisas. E para isto ele indica as estratégias que possam fazer isto acontecer. Dentre elas está a otimização dos sites através de textos com as palavras chaves certas, boa qualidade e conteúdo relevante, além de títulos que chamem bastante a atenção.

E sabe porque ele é tão importante? Porque, segundo dados apresentados pelo próprio google, 75% dos usuários não passam da primeira página. Portanto, estar sempre entre os três lugares é essencial para quem deseja ser encontrado.  E o analista de SEO ajudará nisso. Mas para se aventurar neste cargo, é necessário um grande conhecimento das ferramentas e cursos específicos na área, além de dominar SEO on page e off page, dentre outras estratégias.


O Analista de e-commerce está entre as carreiras em ascensão. Imagem: Reprodução

Além das profissões indicadas, outra que vem experimentando um grande crescimento é o Analista de e-commerce. Isso porque tanto as lojas pequenas quanto as grandes precisam de profissionais que entendam as ferramentas e possam cuidar de toda a área de segurança e vendas de produtos em suas lojas virtuais. Ele também fica responsável por campanhas que são veiculadas e pelo atendimento ao consumidor.

O bom é que há uma boa chance de encontrar uma vaga nesta área específica, já que há uma escassez desses profissionais no mercado. Mas quem quiser se especializar, deve entender bem de logística e saber lidar com situações extremas, tendo que dar suporte ao usuário e apresentar soluções imediatas. E se há uma coisa que todos concordam é que o E-commerce e o marketing digital devem caminhar juntos.

Como percebemos, as profissões voltadas ao marketing digital vieram para ficar e trazem boas oportunidades. Mas para que isso se torne possível, frisamos mais uma vez que é necessário realizar bons cursos e estar sempre atualizado com as novidades da área.

Mais notícias para você
Últimas notícias

Vídeo: Bolsonaro se envolve em confusão com youtuber em Brasília

O presidente Jair Bolsonaro se envolveu em uma confusão na manhã desta quinta-feira, 18, após ter sido provocado pelo...