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sexta-feira, 20 maio, 2022

Marketing Digital: saiba como iniciar nessa profissão que está em alta

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O setor de marketing digital cresceu exponencialmente durante a pandemia. Para ter uma ideia, no momento que escrevi esse artigo, o Linkedin somava mais de 3.500 anúncios de vagas para trabalhar no segmento, com salários que variavam entre R$ 4 mil e R$ 30 mil. Com isso, surgem algumas dúvidas sobre o que estudar e quais ferramentas conhecer antes de ingressar na área. Separei algumas dicas abaixo. Confira:

 

Gestor de tráfego

Há algumas ferramentas que são primordiais para realizar campanhas digitais, principalmente com foco em performance, pois o marketing de antigamente que conhecíamos, com o objetivo de ganhar premiações, não existe mais. A estratégia central agora é como fazer o cliente vender mais utilizando menos recursos.

Com isso, o atual profissional de marketing tem que ter um conhecimento amplo sobre o mercado e dominar ferramentas que auxilie a mensurar os resultados obtidos por cada campanha, com o objetivo de trazer novos clientes até o e-commerce, rede social ou blog da empresa. Para isso, além de marketeiro, ele precisa ser um gestor de tráfego.

 

Ferramentas

As ferramentas mais utilizadas por um gestor de tráfego, atualmente, são o Google Ads e o Facebook Ads. Exemplificando, o Google Ads é uma plataforma para publicidade em que os usuários podem fazer anúncios direcionados para seu público-alvo. Eles podem aparecer em páginas de busca, banner em sites, blogs e até Youtube. O Facebook Ads não é diferente, salvo pelo fato de ter como foco as redes sociais da Meta.

Esse tipo de campanha auxilia, entre alguns pontos, na retenção de clientes – uma das principais dores das empresas -, assim como na captação de novos leads, ou seja, em conquistar possíveis novos usuários que estão trafegando na internet.

O e-mail marketing é outro canal que pode trazer visitantes para seu site. Com boas campanhas e conteúdos de qualidade, existem altas chances dos usuários clicarem em um link no e-mail. Como por exemplo, realizando ofertas de carrinhos abandonados pelos usuários ou concedendo frete grátis.

Já o Google Search Console é uma ferramenta que pode lhe ajudar a ter melhores resultados com sua gestão de tráfego. Isso porque ele também oferece informações a respeito de palavras-chave e métricas. Entre as funções, você pode verificar o desempenho da página, verificar taxas de cliques, impressões e muito mais. Segue um exemplo abaixo:

 

Técnicas

Há também algumas estratégias que auxiliam na captura de novos leads. Técnicas de design e texto que complementam o trabalho inicial realizado com as ferramentas.

Design atrativo: a primeira impressão do usuário pode acabar determinando se ele vai clicar ou não no seu anúncio. Por isso, na hora de desenvolver uma campanha, não se esqueça de considerar o design.

A ideia é justamente compor peças que vão chamar a atenção do seu público e gerar conversão. Nesse sentido, é muito importante entender quem você deseja alcançar, para fazer um design que seja atrativo para esse tipo de pessoa.

Copies persuasivas: ao criar um anúncio, fique atento também ao texto que estará presente na descrição e chamada. Esse conteúdo deve ser persuasivo, para realmente atrair o usuário para a sua página.

Ou seja, por meio do copywriting, uma estratégia de escrita que busca a conversão do leitor, seu anúncio se torna ainda mais eficaz. Lembre-se que ele estará em um local de destaque, chegando até as pessoas certas e com uma escrita mais chamativa as chances de sucesso são maiores.

CTAs que convertem: o Call to Action, também conhecido como CTA, consiste em uma chamada para ação. É um recurso que tem como objetivo fazer com que o leitor faça algo após ler seu texto, legenda e afins.

O marketing digital está em amplo crescimento, com a chegada do 5G isso se expandirá ainda mais rápido. Por isso, quem ingressar na área agora, se aprofundar e aprender técnicas do ambiente online, irá surfar numa onda de oportunidades.

*Por Dener Lippert, CEO e fundador da V4 Company.

** Foto: pixabay

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