A BR Media publicou uma análise da primeira semana de Olimpíadas e apontou que o nome mais relevante no período foi o de Marta Silva, com mais de 14 mil menções. Rebeca Andrade foi a segunda pessoa mais mencionada nas redes sociais, conquistando mais de 11 mil menções no meio digital, e a skatista Rayssa Leal ocupou o terceiro lugar com mais de oito mil citações em posts.
A maior parte das menções em redes sociais aborda a abertura, infraestrutura, críticas sobre os jogos, possíveis favoritismos e algumas arbitragens polêmicas. Em relação à sentimentalização, 45% tem teor negativo, com citações sobre a qualidade da água nas disputas no Rio Sena, principalmente. Cerca de 31% das menções são positivas, enaltecendo as celebrações aos competidores brasileiros.
Entre os maiores engajamentos no Instagram, o perfil Alfinetei ficou no topo da lista com cerca de 694 mil curtidas em um post com Laís Souza sobre a vitória do Brasil. O coach Geronimo Theml ficou em segundo lugar com os comentários sobre levantamento de peso, em uma publicação com mais de 515 mil curtidas. A terceira colocação ficou com o post de Hugo Gloss com comemoração de Daiane do Santos na primeira vitória de Rebeca Andrade, atingindo mais de 448 mil perfis.
Na análise do X, antigo Twitter, o maior engajamento ficou para o “Salto Cunty da Beyoncé”, sobre a ginástica artística que gerou 90 mil curtidas, sete mil reposts e mil comentários. Na sequência, “Samengo” mencionou a abertura e conquistou 84 mil curtidas, oito mil reposts e 577 comentários. Fechando a lista, a página “Rô” atingiu 77 mil curtidas, 14,5 mil reposts e 1.684 comentários sobre os jogos. Em relação a comentaristas, Pedro Scooby, Casimiro e Fred são os maiores destaques na plataforma.
Ainda de acordo com a análise, o futebol é o esporte com o maior reconhecimento com mais de 120 mil menções desde o começo dos jogos, seguido pelas lutas de boxe, karatê, esgrima e judô e pelo vôlei, empatados com mais de 30 mil. A ginástica e o skate atingiram 20 mil menções, com maior relevância na rede X.
*Texto do Portal Propmark