Portal Making Of

MDB começa a ocupação de espaço visando as eleições de 2026

Depois de Mauro de Nadal, presidente da Assembleia Legislativa, assumir o Governo do Estado durante toda esta semana depois que Jorginho Mello (PL) foi para Portugal e Marilisa Boehm (PL) para o Uruguai, o partido também fez um movimento em Brasília para que o ex-deputado estadual Luiz Fernando Vampiro voltasse a cena na política estadual.

Vampiro é o primeiro suplente do deputado federal Carlos Chiodini, que assinou hoje sua licença de quatro meses para se dedicar exclusivamente para a campanha de prefeito em Itajaí.

Chiodini, que também é o presidente estadual do MDB, decidiu abrir o espaço para o companheiro de partido num gesto de valorização de um grupo que quer levar o partido novamente para o Governo do Estado.

Todos os deputados estaduais e federais do MDB e mais a senadora Ivete Appel da Silveira estavam presentes no anúncio da licença de Chiodini, mostrando a união partidária que quer, já em 2024, ter um bom desempenho estadual para em 2026 poder assumir um protagonismo que há anos o MDB não tem.

O plano principal do governador Jorginho Mello (PL) é isolar o PSD em Santa Catarina e essa estratégia passa pelo afastamento do MDB dos pessedistas, pois justamente os dois partidos que articularam para vencer a presidência da Alesc.

Agora Jorginho já planeja abrir mais espaço para o MDB no seu governo e proporcionar para Mauro de Nadal a reeleição na Assembleia Legislativa.

A cartada final seria, em 2025, dar ao Massa Bruta a vaga de vice na sua reeleição para evitar que João Rodrigues tem a musculatura tentar bater de frente com o PL em 2026, podendo até abrir a vaga ao senado para o prefeito de Chapecó, caso ele aceita compor com o governador.

As ações do Governo do Estado já deixam claro que o MDB está aberto a conversa e não vai se fazer de rogado em não subir nesse cavalo encilhado que deve passar na sua frente muito em breve.

Dependendo da proposta de Jorginho Mello, poderemos ver já em 2024 muitas alianças entre PL e MDB em cidades estratégicas, como Itajaí, Blumenau, Joinville e Criciúma.

 

 

 

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais