MEDALHAS E – AINDA MAIS – RECONHECIMENTO

MEDALHAS E – AINDA MAIS – RECONHECIMENTO

O Brasil se deu bem no San Francisco Word Spirits Competition 2021, o concurso mais antigo dos Estados Unidos (e o segundo mais antigo do mundo). A edição deste ano contou com mais de 3.500 inscritos – um recorde histórico.

Os participantes brasileiros conquistaram um total de 25 medalhas. Destaque para a Famiglia Griffo (SP), com duas medalhas duplo ouro: pelo Vermute e o já famoso Negroni. As também paulistas BEG, Bates e Wings, e a pernambucana Bottany Distillery completaram a lista do duplo ouro (abaixo).


Reprodução SFWSC.com

A relação dos brasileiros premiados conta ainda com nomes como as mineiras YVY e O´Gin, e a catarinense Kalvelage – a única destilaria do Sul do país reconhecida no SFWSC. A lista completa das bebidas premiadas pode ser acessada neste link.

Além da avaliação de bebidas espirituosas o concurso premia inovações no design. A Bayley´s foi uma das grandes vencedoras neste quesito.

Por falar em medalhas, a Don Luchesi anunciou hoje nas redes sociais a conquista de uma medalha Triplo Ouro no Micro Liquor Spirit Awards. A destilaria mineira adianta que o O´Gin é o único gin brasileiro a receber a honraria. A divulgação oficial do resultado sai apenas amanhã (11) neste link. 

______

 

FACILIDADE AMPLIADA


Acervo Particular

A novidade vem de Blumenau. Um serviço automatizado, que facilita a compra, serviço e consumo de chopp. O projeto da E-10 TAP House foi idealizado ao longo de 2020 e inaugurado oficialmente nesta quarta-feira (09) na região central da cidade. Ao invés dos já conhecidos cartões de consumo, o sistema utiliza uma tag que é vinculada a um aplicativo de celular. Isso facilita – e muito – o acesso do usuário ao bar, o controle do saldo e todo processo de compra e pagamento.

“Dá até para liberar a chopeira à distância. Se o marido ou amigo merecer, é claro” brinca o sommelier Edezio Nasato, um dos proprietários do local.

A experiência oferece liberdade total ao consumidor que não vai depender do garçom para fazer o pedido. É o próprio usuário quem escolhe a variedade de chopp, serve com mais ou menos colarinho e na quantidade que deseja. “O sistema acaba com a obrigatoriedade de consumir um copo de 300 ou 500 ml. O consumidor pode servir apenas 30 ou 50 ml de cada chopp para provar o que considera melhor. E vai pagar apenas o que consumir. É um processo muito parecido com as conhecidas bombas de combustíveis”, resume o sócio Rafael Becker.

______

 

A PROPÓSITO


Cervejaria Stube/Divulgação

Em Treze Tilias, a 350 kms de Blumenau, uma cervejaria local criou o Bierstation, que funciona dia e noite os 365 dias do ano. O equipamento se assemelha a um caixa eletrônico com chopeira. É aberto e acionado por um cartão e permite ao consumidor repor o estoque sempre que necessário. O vídeo produzido por uma rádio da cidade ilustra bem o processo.

Em julho 2018 a coluna já comentava máquinas que substituem os garçons no mercado de vinhos. Uma das grandes vantagens do modelo é, além da autonomia no serviço, a possibilidade de provar rótulos mais caros. Em novembro de 2019, outra reportagem sobre automação: Desta vez mostrando outras tecnologias que estão alterando a maneira como escolhemos, servimos e consumimos a bebida.


Reprodução/Internet

Na internet há inúmeros projetos de automação – muitos deles prá lá de caseiros. São engenhocas como essa em Minas Gerais, e essa outra desenvolvida na Bahia (foto), e que oferecem cachaça 24 horas por dia. É só colocar a moeda e pronto! Tá lá a branquinha no copo. 

A propósito, a automação é uma tendência no mercado mundial de bebidas por três motivos básicos: cria cases de marketing pela inovação que proporciona; agiliza e amplia o atendimento além de reduzir despesas com pessoal; e também porque gera uma base de dados muito interessante para o empresário que passa a compreender melhor o gosto do público.

______

 

NOVIDADE ÁCIDA


Lohn Bier/Divulgação

O Dia Mundial da Cerveja foi comemorado dia 05 de junho com o lançamento de mais uma novidade da catarinense Lohn Bier. É uma parceria com a Goose Island (também pertencente à Ambev) para a elaboração de uma Catharina Sour com adição de guaraná. A Litte Cata, como foi batizada, tem acidez destacada – como é natural no estilo – só 3,4% de álcool e 10 IBU de amargor.

“Unimos nossas experiências para trazer uma sour, com guaraná e dry hopping de lúpulos brasileiros, que promete agradar o paladar de diferentes consumidores”, conta Guilherme de Almeida, gerente de Goose Island no Brasil.

Um dos destaques do novo produto, informa o material de divulgação “são os lúpulos brasileiros da safra de 2021, a combinação traz notas herbais e cítricas trazendo um sabor fresco” para a bebida. A novidade está disponível pela internet no e-commerce da Ambev.

______

 

NÍVER

Ainda falando em cerveja, a catarinense Schornstein comemorou nesta semana os 15 anos de fundação. Com as restrições sanitárias, a cervejaria tem usado as redes sociais para marcar a data. Uma das principais ações é um vídeo que conta a história da fundação e o processo de evolução da cervejaria – hoje integrante da CBCA.

Tags:
vinhos cervejas cerveja artesanal drinks destilados whiskey gastronomia portal makingof
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Jefferson Douglas da Silva

Jefferson Douglas da Silva

Jornalista com especialização em Gestão de Marcas, atuou por mais de 25 anos em jornais e emissoras de televisão de Chapecó, Blumenau, Joinville e Florianópolis. Foi repórter, editor, apresentador e gestor de equipes de TV, entre elas a chefia de redação da RBS TV. Tem experiência em assessoria de comunicação e relações públicas nas áreas governamental e privada. Conhece em detalhes a rotina de cantinas que produzem vinho colonial no Oeste do estado e alambiques do Vale do Itajaí. Fez cursos de coquetelaria (Senac) e produção artesanal de cerveja (Escola Superior de Cerveja e Malte). Apaixonado por vinhos, estuda o assunto desde 2001.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!