18.6 C
fpolis
18.6 C
fpolis
quinta-feira, 26 maio, 2022

Medidas anunciadas pelo Ministério da Economia

Últimas notícias

[ad_1]

Medidas anunciadas pelo Ministério da Economia

Imagem by Pixabay

Pagamento de dívidas. O ministro da economia, Paulo Guedes, afirmou nesta terça-feira, dia 22 de fevereiro de 2022, que o governo estuda disponibilizar recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os cidadãos que estão passando por problemas financeiros, para que possam quitar suas dívidas com o dinheiro do fundo. Segundo o último levantamento do Banco Central sobre o tema, o endividamento atingiu 51,1% da renda acumulada em 12 meses. A porcentagem é a mais alta da série histórica, que teve início em janeiro de 2005.

 

Redução do IPI. O ministro da economia também anunciou outras medidas, como o corte de 25% no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Para Guedes, a redução do IPI é uma medida que possibilita a “reindustrialização” do Brasil, já que, segundo ele, a indústria no país sofre há anos com a alta tributação.

 

Redução da Tarifa Externa Comum. O ministério da Economia e das Relações Exteriores anunciou em novembro de 2021, com o intuito de conter o crescimento da inflação, uma redução de 10% das tarifas de importação que contemplaria ao menos 87% dos itens sujeitos ao imposto. Guedes também disse que o governo pode reduzir outra vez, antes do fim de 2022, a Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul, que é o imposto de importação.

[ad_2]

Source link

Janine Alves
Graduada em Economia e doutora em Gestão do Conhecimento, faz parte do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (Interdisciplinary research group on knowledge, learning and organizational memory), núcleo de excelência em pesquisa científica e tecnológica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC). Trabalhou como: professora da UFSC e Univali, colunista de economia do Grupo RIC Record (Jornal Notícias do Dia e Ric Record TV) e analista de economia na RBS - TV/ NSC - Diário Catarinense, Consultora de Economia Internacional para a CIP Cosultores – Espanha, Diretora do Escritório do Governo da Galicia/Espanha no Brasil, Diretora de Integração Internacional e Consultora de Economia do Governo de Santa Catarina (Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Assuntos Internacionais), etc.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Protocolado o pedido de reunião extraordinária da executiva do MDB

Pouco antes das 15h, desta quinta (26), chegou à executiva do MDB, na sede do Diretório Estadual, em Florianópolis,...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }