10.5 C
fpolis
10.5 C
fpolis
quinta-feira, 18 agosto, 2022

Meta elevada

Foto: Posse Diretoria da Acate / Crédito: Divulgação.
Foto: Posse Diretoria da Acate / Crédito: Divulgação.
Últimas notícias

Tomou posse essa semana a Diretoria da Associação Catarinense de Tecnologia – Acate. Integram a diretoria o empresário Iomani Engelmann, que exercerá a presidência pelo segundo mandato, e os vice-presidentes Annalisa Blando Dal Zotto, Diego Brites Ramos, Felipe Mandawalli, Henrique Bilbao, Moacir Antônio Marafon, Paula Espindola Lunardelli e Walmoli Gerber Jr. No discurso de posse, Engelmann destacou a participação do setor de tecnologia que corresponde a 6% do PIB catarinense e lançou a meta de chegar a 2030 com representatividade de 10%. O objetivo é reforçar os programas estratégicos da entidade que acompanham a jornada do empreendedor em todas as fases de tração e nos diferentes estágios de maturidade de um negócio, mas para que os bons ventos continuem soprando e a meta seja alcançada o desafio maior ainda é formar e atrair pessoas qualificadas para trabalhar no setor, problema que preocupa os empresários há mais de uma década.

Foto: Cabine Telemedicina / Crédito: divulgação.
Foto: Cabine Telemedicina / Crédito: divulgação.

Telemedicina nas empresas. O SESI lançou  uma cabine de atendimento para teleconsultas que podem ser instaladas dentro das indústrias.  A ideia é garantir acesso à internet, conforto e privacidade aos trabalhadores durante as teleconsultas e acesso rápido aos atendimentos sem a necessidade de deslocamento. Com 2,5 metros de altura e 1,6 metro de largura, a cabine foi projetada com materiais de alta performance, que garantem a durabilidade, e sistema de ventilação, que atua na renovação de ar com 30 trocas diárias. Uma ação que pode beneficiar trabalhadores de outros setores da economia.

Rentabilidade positiva. Apostar na construção de uma carteira de investimentos mais diversificada e equilibrada foi a estratégia escolhida pela equipe financeira da CELOS para gerar bons resultados e driblar esse momento de instabilidade econômica. Aliado a isso, ainda tem uma política de gestão transparente, que faz com que a Fundação Celesc mantenha boa rentabilidade, com acumulados acima da mediana dos planos de outras Entidades do mercado. Com isso, o acumulado do primeiro semestre do ano nos planos Misto e Transitório está em 5,73% e 4,93% respectivamente. As principais contribuições positivas dos últimos meses foram impulsionadas pelo bom retorno dos fundos multimercado e no segmento de renda fixa, com a boa performance dos títulos públicos marcados na curva.

Valério Júnior Piana, professor Coordenador e Professor de Graduação e Pós-Graduação (TI) do UniSENAI / ReuniãoBRICS / Crédito Internet.
Valério Júnior Piana, professor Coordenador e Professor de Graduação e Pós-Graduação (TI) do UniSENAI / ReuniãoBRICS / Crédito Internet.

Presença internacional. Valério Júnior Piana, Engenheiro de Software, professor Coordenador e Professor de Graduação e Pós-Graduação (TI) do UniSENAI – Campus Chapecó representa o país e está no grupo dos BRICS (incluindo Brasil, China, Rússia, África do Sul e Bélgica), laboratórios e padrões de Machine Learning e Big Data para padronização mundial por meio da CNI – Confederação Nacional da Indústria. Piana comemorou nas redes sociais: “além de Consul, fui nomeado agora Chairman. Vamos em frente com mais esse desafio, certamente são muitos os impactos que geraremos para o nosso país”.

Imagem: Bewiki Floripa Centro / Crédito: Divulgação.
Imagem: Bewiki Floripa Centro / Crédito: Divulgação.

Novo Hospital. A Bewiki Floripa Centro está lançando em Florianópolis o Becare Hospital Dia. Com apoio da consultoria de gestão em saúde do Hospital Albert Einstein, a nova instalação vem para ajudar a resolver a demanda represada por cirurgias eletivas na região metropolitana. Atualmente, mais de 104 mil pessoas aguardam uma cirurgia eletiva em Santa Catarina, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde.  Além do espaço físico, que conta com 20 consultórios médicos e sete amplas  salas de cirurgia que permitem realizar de 500 a 800 procedimentos por mês, a Bewiki desenvolveu também o Becare Club, um cartão de benefícios que oferece descontos nos valores de consultas, exames e procedimentos médicos — incluindo cirurgias. O cartão de benefícios também oferece a possibilidade de parcelamento de valores via cartão de crédito. O objetivo é democratizar o acesso à saúde e, com isso, ajudar a reduzir o volume de pessoas que esperam na fila por uma cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Becare Hospital Dia entrará em funcionamento ainda este ano.

Janine Alves
Graduada em Economia e doutora em Gestão do Conhecimento, faz parte do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (Interdisciplinary research group on knowledge, learning and organizational memory), núcleo de excelência em pesquisa científica e tecnológica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC). Trabalhou como: professora da UFSC e Univali, colunista de economia do Grupo RIC Record (Jornal Notícias do Dia e Ric Record TV) e analista de economia na RBS - TV/ NSC - Diário Catarinense, Consultora de Economia Internacional para a CIP Cosultores – Espanha, Diretora do Escritório do Governo da Galicia/Espanha no Brasil, Diretora de Integração Internacional e Consultora de Economia do Governo de Santa Catarina (Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Assuntos Internacionais), etc.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Padre exige que fiéis cobrem os vereadores por descaso do prefeito com a igreja católica

No último final de semana o padre Alessandro da Igreja Católica de Nossa Senhora dos Navegantes, da cidade de...