Portal Making Of

Ministério da Saúde lança campanha nacional de enfrentamento às arboviroses

Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde lança a nova campanha nacional de enfrentamento às arboviroses (doenças como dengue, Zika e chikungunya). A ação busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do cuidado contínuo para eliminar os criadouros do Aedes aegypti, o mosquito transmissor dessas doenças que afetam milhares de brasileiros todos os anos.

Com foco na mobilização social, a campanha ressalta que pequenas atitudes como manter casas, jardins e quintais limpos e sem entulhos evitam o acúmulo de água, impedem a proliferação do mosquito e podem salvar vidas. O aumento no número de casos, na maior parte do país, é esperado entre outubro e maio, período sazonal marcado por altas temperaturas e elevada umidade decorrente das chuvas, condições que favorecem a proliferação do mosquito e a transmissão das doenças. Essa sazonalidade pode variar de acordo com a região geográfica.

Por conta desta variação climática, a campanha será dividida em duas fases principais, abordando prevenção e sintomas, sempre com foco no controle do vetor e ações intersetoriais, haja vista a transmissão sustentada em muitas áreas do país, além da integração de todos os serviços ao longo de todo o período.

 

Fase 1: Prevenção (outubro a dezembro)

O objetivo principal desta fase é incentivar a população a adotar hábitos e condutas capazes de evitar a proliferação do mosquito transmissor e hábitos preventivos, além de preparar e capacitar os serviços de saúde.

 

Fase 2: Sintomas (janeiro a maio)

Nessa fase da campanha, o objetivo é conscientizar a população sobre a gravidade da doença e que ela pode levar a óbito. Ressaltar as orientações para o reconhecimento dos sinais e sintomas mais comuns e principalmente os de alerta para os casos mais graves, além de incentivar a busca imediata por serviços de saúde logo no surgimento dos primeiros sintomas, e incentivar a hidratação sempre com a responsabilidade de informar sobre os principais sinais e sintomas de cada doença.

 

Dengue

Sinais e sintomas mais comuns

  • Febre alta
  • Dor de cabeça e/ou atrás dos olhos
  • Dor no corpo e/ou nas articulações
  • Manchas vermelhas na pele
  • Enjoo
  • Dor na barriga

 

Sinais e sintomas de alerta para casos graves

  • Cansaço intenso
  • Vômitos frequentes
  • Dor forte na barriga
  • Tontura ou sensação de desmaio
  • Dificuldade de respirar
  • Sangramento no nariz, gengivas e fezes

 

Zika

  • Febre baixa ou ausente
  • Exantema (manchas vermelhas na pele) que aparecem logo no início
  • Conjuntivite não purulenta
  • Dores nas articulações e inchaço nessas regiões
  • Dor de cabeça
  • Cansaço
  • Moleza no corpo
  • Ínguas

 

Chikungunya

  • Febre
  • Dores musculares
  • Dor de cabeça
  • Dores intensas nas articulações e inchaço nessas regiões
  • Manchas vermelhas pelo corpo
  • Dor atrás dos olhos
  • Dor nas costas
  • Conjuntivite não purulenta
  • Náuseas e vômitos
  • Coceira na pele, que pode ser generalizada ou localizada apenas nas palmas das mãos e plantas dos pés
  • Diarreia e/ou dor abdominal
  • Dor de garganta
  • Calafrios

 

Outra preocupação do ministério foi a de que o público possa se identificar e se engajar com a causa, por isso a campanha faz uso de situações cotidianas e bem-humoradas, como na ideia do filme em que o mosquito usa um “aplicativo de namoro” para encontrar um local que ele possa desfrutar.

A iniciativa conta com filmes de TV, spots de rádio, peças digitais e materiais impressos, que serão veiculados em todo o país, especialmente nas regiões com maior incidência de casos.

Com “Não dê chance para a dengue, zika e chikungunya”, o Ministério da Saúde convida cada cidadão a se tornar um agente ativo na proteção de sua família e da sua comunidade. Contra o mosquito, todos do mesmo lado.

 

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais