Da coleção de obras Hifas, de O Tropicalista, inspirada nos sofisticados filamentos subterrâneos do mundo dos fungos, ao desfile de Libertà, de Luciana Andrade, a noite da última quarta no Franz Cabaré foi especialmente dedicada à arte produzida em SC.
Embalado pela doce presença e voz de Gio Keiko e pelo piano de Yves Tanuri o desfile lotou a casa centenária do Centro e apresentou 10 looks compostos com diferentes técnicas manuais e ancestrais.
Entre os destaques, os casacos Reseau Noir, feito de rede de pesca, e Algodão Doce, de tear manual, fios de seda, algodão, lã e flocos de lã pintados à mão. A atmosfera charmosa do Franz Cabaré completou a noite.
A coleção autoral Libertà agora segue seu caminho pela cidade para que o público tenha contato com a sua história e beleza.
(Fotos de Beatriz Matos)
*****
*****
Dia dela
A semana começa com festa para a querida Simone Bobsin. Feliz aniversário, lindeza! Muito amor e chuva de flor! Sucesso e saúde sempre. Tim-tim!
*****
14ª FITA
O Festival Internacional de Teatro de Animação – FITA – começou no dia 4 de novembro e segue até 19 de novembro, com espetáculos em Florianópolis, Criciúma, Nova Veneza e Campos Novos. Tudo gratuito!
Depois de um fim de semana com dois grandes espetáculos de teatro de animação em Florianópolis, a programação segue intensa. Só em Florianópolis, serão 20 apresentações até o dia 19 de novembro.
Vários espaços da cidade serão a casa do FITA neste ano: receberão espetáculos o Centro de Cultura de Eventos da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, Teatro Carmen Fossari (UFSC), Caixa Preta (UFSC), Praça Nossa Senhora de Fátima – Estreito, Largo da Alfândega – Centro e Boulevard 14/32 do Floripa Airport.
A programação completa está disponível no site www.fitafloripa.com.br
*****
Técnica de pintura oriental
Sempre inovando e buscando fomentar a cultura em Florianópolis, a Câmera Criativa Escola de Fotografia e Arte recebe a partir do dia 10 de novembro a exposição “Pequeno Tratado Visual Sobre a Superfície”, da artista Nadir Ferrari. Com entrada gratuita, a abertura será a partir das 19h30, e a mostra abre o calendário de exposições de artes no espaço.
Com curadoria de Estela Camillo e Rainara Sofia, co-curadora de Joana Goulart e consultoria de Rosângela Cherem, a exposição individual apresenta uma seleção de quase 200 trabalhos realizados com a técnica do sumi-ê, uma tradição oriental que consiste na criação de imagens que captam a essência através da economia de traços.
As obras da artista são pintadas em folhas de papel de arroz, criando uma sensação de leveza e transparência em contraste com o forte preto das aguadas da tinta. Além disso, livros de artista formados por pequenos recortes do papel de arroz e que contam narrativas fragmentadas se utilizando da materialidade e tridimensionalidade, integram a exposição.
*****
Novembro Azul
Depois do Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção do câncer de mama, chegou o Novembro Azul. Como muitos sabem, a campanha tem como objetivo divulgar informações sobre a saúde do homem, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. O Top Market, street mall que fica nos altos da Felipe Schmidt e que abrigou por décadas a Fábrica de Bordados e Rendas Hoepcke, mergulhou nas campanhas e iluminou sua fachada nas cores de divulgação.
“Mais que um espaço gastronômico e multicultural, procuramos estar sempre alinhados com a comunidade local, seja para eventos colaborativos ou campanhas de conscientização”, conta Cristiane Martins Reitz, CEO do Top Market.
Ainda muito tímida em relação ao Outubro Rosa, a Campanha Novembro Azul surgiu justamente para quebrar tabus e preconceitos entre os homens sobre os riscos, sintomas, tratamentos e estimulando à realização de exames periódicos. Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.