18.6 C
fpolis
18.6 C
fpolis
quinta-feira, 19 maio, 2022

Moisés enfrenta mais do que o impeachment

Últimas notícias
Moisés enfrenta mais do que o impeachment
BRUNO COLLAÇO/AGÊNCIA AL

Deve ser conhecida até o fim da tarde desta quinta (6) a posição do desembargador Ricardo Roesler sobre o adiamento ou não do julgamento final do impeachment do governador afastado Carlos Moisés, solicitada pelo deputado estadual Ivan Naatz (PL), que, mais uma vez, abusa do histrionismo durante a sessão da Assembleia (foto).

O parlamentar quer que o presidente do Tribunal Especial de Julgamento transfira a sessão para o dia 19 deste mês, depois que o Conselho Superior do Ministério Público definir se segue o voto da conselheira-relatora Lenir Roslindo Piffer, que vê omissão de Moisés na compra dos 200 respiradores da Veigamed, com pagamento antecipado de R$ 33 milhões, sem a garantia de entrega.

O fato novo, um ato mais político do que jurídico, teria potencial, na visão de Naatz, para mudar a posição dos quatro deputados que votaram contra o impedimento do governador, contudo entraria em conflito de entendimento com o que disse a subprocuradora-geral da República Lindôra Maria Araújo, que não viu omissão ou atitude comissiva de Moisés, ao pedir o arquivamento da investigação criminal que foi instalada no Superior Tribunal de Justiça.  

 

Mais frentes

Mesmo que não avance, o que é bem provável, o pedido de Naatz cumpre o roteiro dos que querem protelar o julgamento do impeachment para prolongar a permanência de Daniel Reinehr no governo, muita gente que está de olho na disputa de 2022.

Ao pedido soma-se o do deputado Laércio Schuster (PSB) junto ao Supremo Tribunal Federal, visto como uma atitude desesperada, porém com potencial de adiar a sessão desta sexta (7), que aguarda a distribuição.

 

O equívoco

Schuster pediu em uma Reclamação Constitucional que Moisés seja obrigado a depor na fase atual do processo de impeachment, depois de ter a iniciativa negada pelo desembargador Ricardo Roesler.

O problema jurídico levantado pelo deputado é o de ter usado o expediente errado na opinião de juristas, caberia um mandado de segurança, e o instrumento de solicitar a oitiva seria de autor do processo ou da defesa e não de alguém investido de magistrado, que deve ser isento na tramitação, mas que demonstrou o interesse de outros patrocinadores da ação político-jurídico.

 

DIVULGAÇÃO

MAIS PREFEITOS E VICES

O governador Carlos Moisés que já havia recebido o apoio pelo retorno ao cargo de prefeitos do MDB e do PSD, ganhou o reforço de 19 prefeitos e 12 vices do Grande Oeste. São mandatários do Grande Oeste, representados pelos prefeitos de São Domingos, Marcio Grosbelli, e de São Carlos, Rudi Sander, na foto durante a entrega do documento na Casa d’Agronômica. Os prefeitos temem a insegurança jurídica e os desdobramentos que uma ação política contra governador se espalhe pelas câmaras.

 

Do Colombo

O ex-governador Raimundo Colombo (PSD)mantém agenda pelo Estado na condição de quem se pôs à disposição do partido para apoiar um projeto ao governo no ano que vem.

Colombo não baixa a guarda e critica o atual governo a quem pede medidas mais eficientes no combate à pandemia e pondera em relação ao impeachment; “Não sei quem fica, não sei quem sai, mas sei quem perde: Santa Catarina!”.

Roberto Azevedo
Roberto Azevedo tem 37 anos de profissão. Estudou jornalismo na UFSC, de Florianópolis, e direito na FURB, de Blumenau. Foi repórter, editor, chefe de Reportagem, chefe de Redação, editor-chefe, gerente e diretor de Jornalismo, na RBS TV de Blumenau e Florianópolis, na TV Record de Florianópolis, na Rede TV Sul! e na TVBV (Barriga Verde, BAND); comentarista na RIC TV Record e na Record News, e colunista no Diário Catarinense (onde também foi editor de Política) e no Notícias do Dia, tendo blogs nas versões digitais das edições. Atuou nas rádios União de Blumenau e União FM de Florianópolis, e na Rádio Record da Capital catarinense. Além de ter uma coluna no Portal Making Of, desde setembro de 2016, faz comentários sobre política e economia na Rádio Cidade em Dia FM, de Criciúma, e na TVBV (BAND), de Florianópolis.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Congresso ACAERT tem início neste domingo com palestra de Hamilton Mourão

O 18º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, que a Acaert - Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }