Morreu nesta terça-feira, 10, aos 84 anos, Alberico de Sousa Cruz, ex-diretor-geral de Jornalismo da Globo. Segundo a GloboNews, ele estava internado na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, devido a complicações de uma leucemia diagnosticada há alguns meses.
Um dos jornalistas mais atuantes do país, Alberico de Sousa Cruz teve passagens pelo Jornal do Brasil, na Revista Manchete, na Revista Veja e em O Jornal, dos Diários Associados. Passou também por escolas na profissão como o Jornal da Cidade, o Binômio e a sucursal mineira da Última Hora, veículo pelo qual também exerceu a profissão em Brasília.
Chegou à Globo em 1980, convidado por Armando Nogueira para ser o diretor de Jornalismo da emissora em Minas Gerais. Dois anos depois, tornou-se diretor de Telejornais Comunitários da Central Globo de Jornalismo, no Rio.
O jornalista assumiu o cargo de diretor de Telejornais de Rede, em 1987. Em abril de 1990, Alberico de Sousa Cruz substituiu Armando Nogueira na direção da Central Globo de Jornalismo.
Na Globo, ele permaneceu até 1995. Em seguida passou a ser sócio de um canal regional de TV a cabo, além de comandar o jornalismo da Rede TV até 2002, quando se aposentou. Apesar da carreira no jornalismo, sua formação foi em direito.
Ele deixa a mulher, duas filhas e três netos.