17.9 C
fpolis
17.9 C
fpolis
quarta-feira, 25 maio, 2022

MOVIDO A VAPOR

Últimas notícias
MOVIDO A VAPOR
CloudBuzz/Divulgação

A coluna costuma apresentar lançamentos da indústria de bebidas, premiações, ações de marketing bem diferentonas e equipamentos curiosos desse segmento. Mas poucas ideias soam tão estranhas (e inovadoras) quanto esta: uma startup da Letônia está lançando hoje (23) uma campanha de financiamento coletivo para substituir de vez copos e garrafas de bebidas alcoólicas por balões. E o líquido por vapor.

O Cloud Buzz, como é chamado, é inspirado em experiências realizadas há três anos em Londres. Na época dois tecnólogos de alimentos convidaram os clientes a aspirar o vapor de bebida alcoólica que haviam concentrado em um ambiente. Estava criado o “primeiro bar de coquetel respirável do mundo”.

A versão letônica proporciona uma experiência parecida na hora de consumir as bebidas espirituosas (coquetéis e drinks) com a vantagem de permitir transportar o vapor alcoólico para ambientes externos através de uma espécie de mochila de gás (como deu pra conferir no vídeo acima). “Você simplesmente inala o vapor (…) que o torna uma experiência aromática e agradável para apreciar o sabor real da bebida” explica David Cima, um dos empreendedores por trás da ideia. Ele antecipa que uma das possibilidades do novo formato é vaporizar determinado drink coquetel em um ambiente inteiro, como uma festa ou danceteria (o que pode ser uma excelente ferramenta de marketing para grandes companhias como Diageo e Pernod Ricard). A campanha de financiamento coletivo começa hoje no site IndieGoGo.  

____________________

 

NUM PASSE DE MÁGICA


Smith Sinclair/Divulgação

Quarta-feira a coluna falou do equipamento que pode colocar em xeque a profissão de barman. Pois tem mais novidade para deixar esses profissionais de cabelo em pé. A empresa de alimentos Smith & Sinclair criou uma espécie de pastilha que pode ser dissolvida em espumante, refrigerantes ou água gaseificada. A promessa é um coquetel “digno de um bar” em apenas alguns segundos. A linha Fizz tem três sabores: Maracujá, Ruibarbo e Spritz. As pastilhas (que até na embalagem lembram aquelas pastilhas efervescentes de vitamina C) estão sendo vendidas pela internet ao custo aproximado de R$ 70 (3 unidades com 10 pastilhas cada).

____________________

 

PARA AQUECER OS FÃS


Diageo/Divulgação

Um novo lançamento para os fãs da saga Game Of Thrones. A HBO em parceria com a destilaria escocesa Dardhu (controlada pela Diageo) está disponibilizando oito novos whiskys – um para cada temporada da série e para cada casa nobre de Westeros (pra quem ainda não é fã, sugiro ler esse texto pra compreender a história das casas).

Os rótulos são caprichados e lembram as bandeiras de cada família – com exceção da Patrulha da Noite (que controla e protege a Muralha). Por motivos óbvios essa garrafa é totalmente negra (foto). A venda está sendo feita pela internet e cada garrafa custa entre R$ 120 e R$ 420 (isso no Reino Unido, e sem considerar impostos).

GoT é uma das mais séries mais bem sucedidas da televisão. E tem gerado bons negócios para a HBO fora da tela, com o licenciamento de produtos como bebidas e outros itens. No começo de outubro a coluna já havia mostrado um lote especial de Johnnie Walker também em “homenagem” à série

____________________

 

PESO EM VINHO

Atenção atletas enófilos (ou vice-versa). A cidade de São Roque (SP) realiza no começo de dezembro a 2ª. Corrida Roteiro do Vinho com percursos de 5 e 10 kms.  O diferente da prova é que os vencedores levam pra casa metade do seu peso em vinho. A corrida é em meio aos parrerais e a expectativa dos organizadores é reunir mais de quinhentos atletas. Em agosto a gente mostrou outras provas deste tipo que ocorrem em Bento Gonçalves e na região de Bordeaux, na França.

____________________

 

CERVEJA

Quem pensa em produzir ou gerir negócios relacionados com cerveja, um lembrete: a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) de Blumenau está encerrando as inscrições para os cursos concentrados de verão. Informações no site.

Jefferson Douglas da Silva
Jornalista com especialização em Gestão de Marcas, tem mais de 30 anos de experiência em telejornalismo, comunicação corporativa e governamental. Estuda o setor de bebidas desde 1995, tendo formação em coquetelaria (Senac), produção de cerveja artesanal (Escola Superior de Cerveja e Malte) e produção de gin (Inovbev/Esalq). É sommelier de cachaças (Inovbev/Esalq), sommelier de gins (Inovbev/Esalq) e vem se aperfeiçoando no setor de vinhos e espumantes (Enocultura/WSet). Desde 2018 escreve no Portal Making Of sobre ações de marketing do setor de bebidas, curiosidades do mercado (local, nacional e mundial) além de inovações e tendências na área de alcoholic beverages.
Mais notícias para você
Últimas notícias

SINAL VERDE CANNABIS

Não é de hoje a luta de muita gente para ter acesso a tratamentos com o óleo derivado da...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }