As rádios que fazem jornalismo em Florianópolis disputam minuto a minuto a liderança no Kantar Ibope, conforme publicado por este Portal no início da semana passada. É provável que a próxima pesquisa, que vai contemplar os meses de janeiro-fevereiro-março seja mais definidora.
E o que mostram os números? Que a CBN não é mais a líder absoluta, perdendo em vários horários para a Jovem Pan News.
Dois segmentos chamam a atenção: das 9 às 11 h e das 16 às 17 h. Neles, a emissora da NSC usa nomes fortes da TV – Raphael Faraco e Ânderson Silva, mas perde para a Pan, corroborando uma tese da coluna de que não há garantia de transferência de audiência.
Cada um tem que se fazer valer pelo conteúdo no meio em que atua.
Razões da queda
Outros motivos pelos quais a CBN patina:
– excesso de futebol, nos horários citados anteriormente;
– falta de conteúdo e agilidade jornalística. Muitaconversa e opinião, em detrimento do rítmo;
– falta de sentimento de presença nas ruas. As “reportagens” são feitas do estúdio, por produtores e âncoras;
– excesso de textos tirados da internet, alguns lidos por profissionais não familiarizados com o meio rádio.
Mau cheiro
A greve patrocinado pelo Sintrasem, que voltou a impactar na coleta do lixo, foi tema constante na mídia durante toda a semana.
Da maneira geral, a imprensa interpretou a irritação da comunidade e buscou fechar as informações acerca do incêndio do caminhão de lixo em Jurerê.
Já se sabe que o carro que os bandidos usaram foi alugado por uma diretora do sindicato, cujo nome vai ser conhecido em breve. Falta identificar os dois incendiários, para os quais se espera puniçao exemplar.
Editorial ND
Quem mais avançou ao retratar a inconformidade com a geve foi o jornal Notícias do Dia, que publicou o editorial dia 15, com o título “Sintrasem: sindicalismo ou banditismo?”
Disse o jornal que “há muito que a ação do Sintrasem (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis) vem sendo questionado pela sociedade, por descumprir ordens judiciais, fazer greves ilegais em prejuízo dos moradores e dos cofres públicos.”
Leia aqui o editorial na íntegra.
Fake
A greve também uma grande barrigada do blog SC em Cena, ao noticiar equivocadamente o nome da diretora do Sitrasem responsável pelo aluguel do carro. Houve retratação, mas a “notícia” já tinha circulado.
Confira aqui a retratação.
Previsão equivocada
Fazer previsões em futebol é muito arriscado, por causa das variáveis que envolvem os jogos. Nesse aspecto, o comentarista da NSC, Rodrigo Faraco pisou na bola ao garantir a classificação do Figueirense.
A web não perdoou a falha na adivinhação, que é um dos mais importantes do estado.
Vejam o que ele disse antes do jogo de sábado passado:
Paixão laranja
Minha admiração pela tempestade laranja vem da copa de 1974, com este time, que nos bateu em Gelsenkirchen, por dois a zero, gols de Neeskens e Cuijff. Melhor do que laranja só vi em campo, ao vivo a seleção brasileira penta em 2002.
Marcão
A morte de Marco Antônio Pereira ontem, 17, em Porto Alegre, encerrou a carreira de um grande narrador de futebol.
Uma voz poderosa que brilhou no rádio gaúcho, com quem eu tive prazer de trabalhar em várias oportunidades. Um dos melhores do Brasil.
#RIP Marcão