11.5 C
fpolis
11.5 C
fpolis
sexta-feira, 20 maio, 2022

Musical ‘A Cor Púrpura’ chega a Floripa

Últimas notícias

Um dos filmes mais vistos da história do cinema, com vida fora das telas e versões em musicais, também tem  a história adaptada para o Brasil. O musical “A Cor Púrpura”  é baseado no livro da escritora Alice Walker e no filme de Steven Spielberg. Com direção de Tadeu Aguiar e versão brasileira de Artur Xexéo, estreou em setembro de 2019, com temporadas no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, mas foi interrompido por causa da pandemia. Escrito em 1982, “A Cor Púrpura” é uma saga familiar sobre a história de uma mulher que encontra na música, com o poder de sua voz, uma forma de contestar e retratar as relações humanas de amor e ódio, num contexto muito atual envolvendo questões de raça, credo e gênero.

A saga se passa na primeira metade do século XX, na zona rural do Sul dos Estados Unidos, e narra a trajetória e luta da personagem Celie contra as adversidades impostas pela vida a uma mulher negra. Na adolescência, a personagem tem dois filhos de seu suposto pai, que a oferece a um fazendeiro local para criar seus herdeiros. Ela é tirada à força do convívio de sua irmã caçula Nettie e passa a morar com o marido Mister.  Enquanto Celie resigna-se ao sofrimento, entram em cena Sofia e Shug, que trazem a possibilidade de mudanças, novas perspectivas, esperança e até prazer.

“Por trás da história de Celie, há uma crítica à relação entre homens e mulheres, ao poder dado ao homem em uma sociedade que ainda luta por igualdade entre gêneros, etnias e classes sociais. Um espetáculo que retrata um pedaço do mundo no início do século XX, mas que nos mostra a atualidade dessas questões”, diz o diretor Tadeu Aguiar.

O espetáculo tem apresentações em Florianópolis neste sábado e domingo (16 e 17 de abril) – sábado às 20h e domingo às 18h, no Centro Integrado de Cultura (CIC).

[media-credit name=”Cena do musical – fotos/ CYNTIA SALLES” align=”alignnone” width=”300″][/media-credit]

 

 

PRÉVIA DO FESTIVAL TUM  DE MÚSICA E NEGÓCIOS  EM SC

[media-credit name=”TUM Festival 2021 – Foto/DIVULGAÇÃO” align=”alignnone” width=”400″][/media-credit]

O TUM Festival, idealizado pela empresária do setor de eventos, Ivanna Tolotti, edição 2022 acontece lá em Novembro, mas em maio já teremos uma prévia do que vai ser o evento, que além de música cria espaço para outras artes e estimula os negócios na produção cultural. A temporada começa com shows em Criciúma, Joinville e Florianópolis. A atração de maio será a cantora e compositora Liniker, que vem a Santa Catarina para apresentar ao público as composições do seu primeiro disco solo: Indigo Borboleta Ani, com shows entre os dias 27, 28 e 29 de maio.

“Senti tanta saudade do ao vivo, da vibração que a energia da música causa na frequência quando a gente se junta, daquele olho no olho que só quem viveu sabe”, diz  Liniker. No show, que tem direção musical assinada pela própria Liniker ao lado de Julio Fejuca, a artista interpreta as novas canções, como “Baby 95”, “Mel” e “Diz Quanto Custa”, e também músicas que marcaram sua carreira. Liniker ficou conhecida no Brasil a partir de 2015, quando lançou as gravações de “Zero”, “Louise du Brésil” e “Caeu”.

A produtora Ivanna Tolotti vê a volta dos shows nesse período de retomada das atividades culturais no estado como uma celebração da força da música. “O artista no palco é algo único”. Para novembro, ela programou uma edição especial do TUM Festival, evento que promove shows, a conexão da indústria da música e de redes criativas e uma ampla programação voltada ao empreendedorismo, inovação, profissionalização do mercado e a geração de oportunidades no mercado da música nacional e internacional.

Mais informações em https://tumcult.com.br/

[media-credit name=”Cantora e compositora LINIKER – foto/DIVULGAÇÃO” align=”none” width=”300″][/media-credit]

 

 

KANTAR IBOPE E A JORNADA DE CONSUMO DE MÍDIA

[media-credit name=”Evento da KANTAR IBOPE em Florianópolis” align=”none” width=”400″][/media-credit]

Os hábitos de consumo de mídia passaram por transformações rápidas nas duas últimas décadas, mas nos últimos anos foi acelerada tanto quanto a disposição da tecnologia em facilitar a conexão dos usuários com as plataformas, sejam elas as tradicionais ou as mais inovadoras. Com a pandemia, não foi só a ciência que teve de acelerar o passo para criar vacinas, todos os setores tiveram que aumentar a corrida para encontrar novos meios de alcançar seus públicos. A jornada de consumo, além de acelerada por natureza, ficou  diferente com a chegada do coronavírus, algo que os especialistas definem como  impossível de voltar a ser como era antes. Para atualizar o mercado de mídia, a Kantar Ibope realizou em Florianópolis um evento para mostrar dados e debater a nova jornada de consumo. A CEO da Kantar Ibope Media, Melissa Vogel, apresentou um painel sobre as tendências de negócios para veículos, agências e anunciantes. Segundo Melissa, os dados extraídos com  pesquisas planejadas ou em tempo real, são o novo petróleo e as tecnologias colocaram as pessoas no centro das decisões de consumo. Ela falou também dos novos planos da Kantar para atender o mercado, com mais investimento em tecnologia, trazendo e trocando com o mundo os dados de pesquisas de audiência nas diferentes plataformas de comunicação. Uma das ações é a implantação do Painel de Medição Cross Mídia, que permite a verificação e fragmentação de consumo nas diferentes faixas etárias e hábitos sobre como as pessoas se conectam às mídias.

O evento realizou ainda um debate conduzido pela Diretora Regional de Desenvolvimento de Negócios da Kantar Ibope, Giovana Alcantara, com as participações da Head da Dentsu Group, Viviana Maurman, e Victor Soffiati, diretor da área de mídia da L`Oréal. No debate, a constatação que a jornada não volta mais a ser como em 2018 e 2019, a realidade pós pandemia é focada no Cross Mídia e o que agora faz sentido na vida da população. De acordo com o consenso dos debatedores, o processo de alcance do consumidor passou a ser coletivo entre agências, veículos, produtores e todos que fazem parte da produção de  mídia, trabalho que  precisa ser abastecido com pesquisas para facilitar as decisões. E arrematou o diretor da L`Oréal, “Dados não são números, são comportamentos”.

[media-credit name=”GIOVANA ALCANTARA e MELISSA VOGEL da KANTAR IBOPE MEDIA” align=”none” width=”400″][/media-credit]

 

 

A FORÇA DO AUDIOVISUAL CATARINENSE

O cineasta catarinense Jorge Baggio, fundador da B7Films, comemora o sucesso nos lançamentos de 2022 e já realiza as filmagens de novos documentários. Com duas pré-estreias prestigiadas pelo público e patrocinadores, a B7Films marcou o início de suas atividades no ano com propósito de fortalecer o audiovisual e levar para as telas boas histórias e as imagens exuberantes da América do Sul.

Com direção do cineasta, os documentários “Por que Florianópolis?” e “Riquezas da Serra”  foram muito bem recebidos pelo público e reforçam a importância dos investimentos na indústria audiovisual.

Excelência em qualidade de imagens, preocupação com o desenvolvimento sustentável e resgate histórico: estes são alguns dos pilares da B7 Films, empresa especializada em documentários, com obras distribuídas em 22 países e disponibilizadas pelas maiores exibidoras nacionais. Sediada em Florianópolis, a B7Films é referência em produzir obras com relevância cinematográfica, tecnológica, ambiental e social.

Para 2022, a produtora prepara uma série de lançamentos que integram o Polo Audiovisual, projeto que visa escalonar as produções audiovisuais já realizadas, com foco em conteúdos históricos da América do Sul, sítios ambientais e arqueológicos, empreendedorismo, indústria tecnológica, biografias, esportes e saúde. E para acelerar as novas produções, já estão em andamento as filmagens de “Riquezas do Litoral”.

[media-credit name=”Cineasta e fundador B7Films JORGE BAGGIO” align=”none” width=”400″][/media-credit]

 

 

MOBILIDADE ELÉTRICA

[media-credit name=”Foto – ILUSTRAÇÃO/DIVULGAÇÃO” align=”alignnone” width=”400″][/media-credit]

Eram para ser dois eventos sobre mobilidade elétrica, mas a coincidência de datas fez com que os realizadores se unissem para criar a Primeira Semana da Mobilidade, que acontece de 26 a 30 de abril em Floripa e São José. A principal atração será a Parada da Mobilidade, no dia 30, a partir das 10:45 hs. Uma carreata de carros elétricos ou convertidos sairá  do Iate Clube de Florianópolis até o Mundo Car, em São José. Na programação também o 4º Mobisul – Congresso Internacional de Mobilidade, que será realizado no Campus do IFSC em Coqueiros. Com o tema “Os desafios e oportunidades da mobilidade sustentável”, vai ter a participação de palestrantes nacionais e internacionais, com a demonstração das experiências de sucesso em Portugal, Chile e Canadá. O evento vai ter ainda uma feira de veículos elétricos e híbridos, uma forma de chamar atenção para a mobilidade limpa. Informações e inscrições em www.vexmobility.com.br

 

A REALEZA DA SERRA

[media-credit name=”Foto/ NADLINE AMARAL” align=”alignnone” width=”400″][/media-credit]

A Festa do Pinhão, em Lages, na Serra Catarinense, promete voltar com força total em 2022. Será realizada de 10 a 19 de junho, depois de dois anos  cancelada por causa da pandemia. A festa é esperada com ansiedade pelos moradores e turistas e para esquentar o evento, a rainha e princesas já estão eleitas. Entre 22 candidatas, foram eleitas a rainha, Raissa Freitas Wiggers, e as princesas Caroline de Lima e Natália Ribeiro Heineck. São elas que vão viajar para divulgar e convidar os turistas para a festa. Para o prefeito Antônio Ceron, o concurso foi uma prévia da expectativa que envolve a 32a. Festa Nacional do Pinhão, um dos grandes eventos do Brasil.

 

SABORES DE BOTECO

[media-credit name=”Foto/DIVULGAÇÃO” align=”none” width=”400″][/media-credit]

E fechando a coluna de hoje  vamos com comida, tempero e tradição para lembrar que prossegue até o dia 01 de maio mais uma edição do Festival Comida de Buteco 2022,  desta vez de forma  tradicional, ou seja, com público presencial.  Os petiscos estão sendo oferecidos com  preço único de  27 reais a porção. Lembrando que  durante o evento ocorre o Concurso de Comida de Botecos. Viva os  botecos e a magia  da simplicidade  e sabores. Informações em www.comidadibuteco.com.br
_______________________________

Até a próxima semana, não esqueça de se vacinar contra a gripe, uma preocupação com a proximidade do inverno. Saúde sempre!

No Instagram @anselmoprada

Anselmo Prada
Jornalista, produtor e gestor de conteúdo, pessoas e eventos. Foi repórter, editor, coordenador de reportagem, editor-chefe do Jornal do Almoço, chefe de redação da RBS TV e gerente de programação NSC/Globo em Santa Catarina. Além do jornalismo, desenvolveu e dirigiu diversos projetos de entretenimento para a televisão. Com carreira destacada na comunicação catarinense, se interessa com mais profundidade sobre o que fazem as pessoas, em todas as áreas, como elas mostram suas particularidades, desenvolvem seus projetos, criam oportunidades, oferecem ajuda aos outros e como estão inseridas dentro da imensa diversidade de um mundo cada vez mais plural. Um observador da vida, buscando histórias e percebendo o que existe de único e inspirador em cada pessoa ou lugar. No Portal Making Of traz semanalmente os destaques de gente e lugares que estão em conexão com o tempo e preparando o futuro. Contato: e-mail pradafloripa1@gmail.com, WhatsApp (48)99163-6710 e Instagram @anselmoprada.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Congresso ACAERT tem início neste domingo com palestra de Hamilton Mourão

O 18º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, que a Acaert - Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }