Setembro 29, 2021

Na defesa da boa estética

Na defesa da boa estética
foto DANIEL BABINSKI

Uma jornada na estética avançada e incansável em chamar a atenção para os cuidados com os tratamentos. Sim, procedimentos estéticos sem os devidos cuidados podem trazer prejuízos irrecuperáveis aos pacientes. O alerta é da esteticista e fisioterapeuta Cristiane Tivanello, de Florianópolis, que desde 2008 trabalha na área buscando informações e orientando sobre a eficácia ou não de cada tratamento.  De acordo com a fisioterapeuta, a grande aliada dos procedimentos estéticos deve ser sempre a tecnologia de alto padrão. Mesmo assim, alerta para os cuidados sobre uma boa avaliação de cada paciente, porque para cada um os resultados são diferentes. Outra questão levantada por Cristiane é o resultado idealizado, porque o tratamento estético ajuda muito, mas não é milagroso. E nesse contexto, diz que genética, hábitos de vida, como atividade física, alimentação e até fatores psicológicos devem ser levados em conta. E não podem ser esquecidos os vilões, bebida alcoólica, cigarro, poucas horas de sono e o principal inimigo, o sol. Cristiane é taxativa quando afirma que tratamentos sem estudo de caso podem até mostrar resultados satisfatórios, mas a longo prazo vão se mostrar ineficazes e causar perdas irreversíveis, seja no rosto ou em qualquer outra região do corpo. O que ela recomenda sempre é não usar protocolos fechados sobre tratamentos, mas sim a avaliação individual de cada pessoa, e somente depois do estudo clínico definir o procedimento correto. Segundo ela, a boa avaliação traz muita diferença e satisfação, seja nos tratamentos precoces ou melhorar os problemas estéticos existentes.

Outra preocupação da fisioterapeuta é o surgimento de muitos espaços de estética e aplicação de tratamentos por profissionais sem a devida experiência e formação técnica.

Os procedimentos nem sempre são recomendáveis e também o uso de produtos cosméticos sem a devida orientação dos dermatologistas representa perigo.

A tecnologia é cada vez mais a grande aliada dos esteticistas, o investimento em equipamentos de última geração são a garantia de melhores resultados, segundo Cristiane Tivanello. Segundo ela, é importante também o esteticista e fisioterapeuta ter uma boa relação com médicos,como cirurgiões plásticos e dermatologistas, numa parceria de conhecimento e ciência, facilitando a indicação para  cada tratamento. E conclui dizendo aquilo que já deveria ser claro para todos: "A beleza não pode ter padrão, porque cada um tem seu potencial e perfeição não existe".

@cristianetivanello @esteticalidianesantos


esteticista e terapeuta CRISTIANE TIVANELLO/ foto DANIEL BABINSKI

 

PORTAS SE ABRINDO NA CULTURA

Hora de começar a reabrir os espaços culturais de Floripa. A Fundação Catarinense de Cultura divulgou a retomada das "casas" administradas pela fundação. De acordo com o presidente da FCC, Edinho Lemos, o CIC (Centro Integrado de Cultura), será reaberto em outubro, logo que termine a pintura externa de todo o complexo. Os demais espaços, como Teatro Pedro Ivo, Museu Histórico de Santa Catarina, no Palácio Cruz e Sousa, e Galeria do Artesanato já estão em funcionamento. O Museu Etnográfico - Casa dos Açores, em Biguaçu, reabriu ontem (terça dia 28) para visitação. De acordo com Edinho Lemos, o programa SC MAIS CULTURA, lançado recentemente, vai garantir este ano ainda 129 milhões de reais, para ações de fomento e apoio a projetos, além do Programa de Descentralização da Cultura e capacitação de agentes culturais em SC.


Centro Integrado de Cultura Florianópolis)/ foto DIVULGAÇÃO

 

CACHINHOS DOADOS

Ajudar a melhorar a autoestima dos portadores de câncer, aumentando a qualidade de vida durante os tratamentos. O Curso de Estética da Univali, em Balneário Camboriú, está fazendo uma campanha de arrecadação de fios de cabelo que serão transformados em perucas para mulheres e crianças em tratamento de câncer, principalmente quimioterapia. As doações podem ser de cabelos a partir de 15 cm de comprimento. "Chamada de Cachinhos Doados", a campanha vai oferecer cortes de graça aos doadores, feitos por profissionais voluntários e todo o material recolhido transformado em perucas pela Rede Feminina de Combate ao Câncer.

As doações podem ser feitas mediante agendamento para os dias 4 e 8 de outubro e mais informações pelos telefones (47) 99732-5958 e (47)98879-1554). Estão juntos na campanha o Curso de Estética, Doutores da Alegria, Grupo LEO (Lions) e Rede Feminina de Combate ao Câncer. Vai lá, faça parte desta ação, doe, ganhe um corte novo e faça os pacientes que lutam contra o câncer a ter mais alegria e esperança. estetica.bc@univali.br


foto REPRODUÇÃO

 

BC EM DOIS TEMPOS


foto - JEFFERSON CARVALHO

O aumento de praia de Balneário Camboriú, alargamento ou engordamento, tem gerado uma série de debates sobre as vantagens e desvantagens da obra. São muitas as críticas, dúvidas, artigos e memes chamando a atenção para os riscos ao meio ambiente e outros efeitos. E também são muitos os argumentos sobre a segurança e as vantagens da obra. Mas o fato é que o aumento da praia corre a passos largos e deve ficar pronto para a próxima temporada.

A foto feita pelo colega jornalista Jefferson Carvalho mostra bem o ritmo do alargamento registrado entre agosto e setembro deste ano. A faixa de areia aumentou em larga escala para garantir mais acesso à areia e ao mar. As obras estão avançando de forma tão rápida que parte da praia já foi liberada para os banhistas nesta semana.

 

"FOFURÔMETRO" NAS ALTURAS

A homenagem da coluna vai para o catarinense Gustavo Bardim, de Guaramirim, Norte do estado. Cantando música de Roberto Carlos, o vencedor da 6a temporada do The Voice Kids (Globo/NSC TV), de 11 anos, recebeu a grande maioria dos votos do público de casa. Ele integrou a equipe de Michel Teló e desde  o começo da competição já despontava como favorito. Gustavo Bardim se emocionou e nos emocionou com seu canto afinado e seu carisma de criança talentosa. Logo após o programa ele gravou um vídeo agradecendo a população catarinense pelo apoio. Nós que agradecemos, Gustavo, você nos representa. Desejamos uma carreira longa e de muito sucesso.


vencedor do The Voice Kids 2021 GUSTAVO BARDIM/ foto INSTAGRAM

 

BABILÔNIA DE FAZENDA


FAZENDA BABILÔNIIA  -  Pirenópolis (GO)/ fotos DIVULGAÇÃO     

A vida sertaneja no seu caminho e num lugar único no Brasil. Assim é a Fazenda Babilônia, em Pirenópolis, Goiás. A fazenda tem 220 anos e desde 1997 passou a ser o endereço do turismo sertanejo na região. A ideia foi da cozinheira e herdeira de quarta geração, Telma Lopes Machado, de 71 anos, que a princípio pensei ser uma antropóloga, tamanho o conhecimento sobre o lugar, as receitas, suas origens, uso e tradições. Dona Telma faz questão de ressaltar que é cozinheira, mas conhece toda a antropologia da culinária regional, comidas feitas em forno de barro, fogões a lenha, tacho de cobre, carro de boi e pilão. Além do rico acervo culinário, depois do café sertanejo, a fazenda oferece ainda um passeio próximo à casa principal, onde o visitante vai saber sobre a vida no lugar desde dois séculos atrás até hoje. A fazenda fica a trinta minutos do Centro de Pirenópolis, e no caminho a paisagem agreste é um convite para uma reflexão sobre o modo de vida e as diferenças do nosso país.

Tudo está intimamente ligado às etnias indígena, africana e portuguesa, numa mistura que define o lugar como um centro que alimenta a história. Alunos da rede escolar da região fazem visitas guiadas e são chamados a aprender sobre a fazenda e como o passado vai influenciar a vida deles no futuro.


Dona TELMA  LOPES MACHADO/ foto INSTAGRAM

@fazandababiloniapiri

 

EM AÇÃO

+O Florianopolis Audiovisual Mercosul (FAM 2021 ) chega ao fim. Depois de uma semana intensa de muito conteúdo, o festival chega ao último dia e, conforme a tradição, realiza a premiação dos filmes que concorrem pelas oito mostras competitivas, a partir das 20 horas, com transmissão pelo YouTube e Facebook @famdetodos. Mas, o evento ainda não para por aí, a partir das 18h de amanhã (quinta-feira, 30), durante 24 horas, será possível ver ou rever os 50 filmes que estiveram em cartaz no evento, durante a Maratona FAM 2021. E já podemos anotar a data para o próximo FAM, de 22 a 28 de de setembro de 2022. Esperamos que até lá seja presencial.

+ Começou ontem e segue até amanhã (30 de Set.), o Bazar em benefício do Hospital Geral Celso Ramos, em Florianópolis. Estão à venda eletrônicos, perfumes, artigos de pesca, maquiagem e outros produtos apreendidos pela Receita Federal. O Bazar está acontecendo na Rua Jerônimo Coelho, 185, das 9 às 19 horas.  A realização é do Grupo Voluntários do Hospital Celso Ramos com o lema "Só o Amor Constrói".

+ "Um Olhar de Guri", é o nome da exposição sobre a obra do escritor Carlos Urbim, um dos nomes mais importantes da cultura gaúcha. Após sua morte, várias homenagens e resgates já foram realizados sobre seu legado. A exposição aberta agora, e que segue até 9 de dezembro, traz a arte como narrativa na obra do escritor. Com apoio da Secretaria da Cultura e do Instituto Estadual do Livro do RS, a exposição pode ser vista na Sala "Na Volta da Esquina", no Instituto Estadual do Livro, em Porto Alegre.

+ Os espetáculos de Deborah ColKer sempre fizeram muito sucesso de público em Santa Catarina. Quase todos passaram por aqui e deixaram boas recordações. Agora, a coreógrafa acabou de lançar o espetáculo "A Cura", que está em exibição no Globoplay, e a partir do dia 8 de outubro em temporada presencial na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.  "A Cura" tem parceria com Carlinhos Brown, com inspiração na vida do cientista britânico, Stephen Hawking, que viveu mais de 50 anos com uma doença degenerativa. Deborah acolheu também o problema de saúde degenerativo do seu neto para criar o espetáculo. @ciadeborahcolker e www.ciadeborahcolker.com.br

+ Imperdível a exposição em homenagem aos 73 anos de vida e 50 de carreira da sempre inquieta Rita Lee. A longa trajetória da artista é registrada em letras de música, figurinos, discos, letras, instrumentos musicais, tudo organizado de forma a traçar uma linha do tempo da história de Rita, inclusive sobre temas da vida pessoal. Organizada pelo filho, João Lee, a exposição está no MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo, até 28  de novembro.

 

Até a próxima semana.

Tags:
Gente lugares colunista making of anselmo prada
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Exclusivo

Tudo pela vida

Outubro 13, 2021
Exclusivo

EXUPÉRY NA ILHA

Outubro 06, 2021
Exclusivo

Vai pra Piri

Setembro 22, 2021

Anselmo Prada

Anselmo Prada

Jornalista, produtor e gestor de conteúdo, pessoas e eventos. Foi repórter, editor, coordenador de reportagem, editor-chefe do Jornal do Almoço, chefe de redação da RBS TV e gerente de programação NSC/Globo em Santa Catarina. Além do jornalismo, desenvolveu e dirigiu diversos projetos de entretenimento para a televisão. Com carreira destacada na comunicação catarinense, se interessa com mais profundidade sobre o que fazem as pessoas, em todas as áreas, como elas mostram suas particularidades, desenvolvem seus projetos, criam oportunidades, oferecem ajuda aos outros e como estão inseridas dentro da imensa diversidade de um mundo cada vez mais plural. Um observador da vida, buscando histórias e percebendo o que existe de único e inspirador em cada pessoa ou lugar. No Portal Making Of traz semanalmente os destaques de gente e lugares que estão em conexão com o tempo e preparando o futuro. Contato: e-mail pradafloripa1@gmail.com e WhatsApp (48)99163-6710.

  • Instagram

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!