
O que leva um profissional a levantar cedo da manhã e ir para o trabalho em dias da semana, sábados, domingos e até feriados?
Se tem dia que parece tudo igual, como na música do Chico Buarque, como se todos os caminhos tivessem sido percorridos e não há outros degraus à vista para subir?
A satisfação poderia ser o desafio de integrar uma equipe inovadora, uma proposta além do dia a dia, talvez a remuneração, embora isso não seja proposto. O cobertor está cada vez mais curto e muita gente desiste para trabalhar em emprego público, com salário igual ou maior, com mais vantagens e folgas. Ou quem sabe usar a alternativa daqueles que participam de festas de casamentos e apresentações de formaturas para engrossar a renda.
O fato é que não está fácil ser jornalista hoje em dia e cada vez mais profissionais inexperientes são levados aos microfones e câmeras, substituindo aqueles que ganhavam mais, que desistiram ou foram dispensados. O que acaba tornando o resultado do trabalho em equipe menos correto, menos criativo e apenas cumprimento de tabela.
Júlio e Valeska
Reproduções NSC
Na semana que passou mais dois profissionais deixaram a NSC: os repórteres Júlio Ettore, de Florianópolis, e Valeska Lippel, de Blumenau. Ele, que veio há alguns anos justamente de Blumenau para a capital, quando a RBS mantinha editores-chefes dedicados nas praças. Aqui, se transformou no repórter mais eficiente da equipe, responsável pelas poucas matérias investigativas do grupo.
Ao pedir demissão, Júlio disse apenas que estava cansado. Já Waleska aceitou convite para trabalhar na prefeitura de Blumenau.
Duda
Reprodução NSC
A mudança no Globo Esporte catarinense foi muito brusca. Saiu demitido o reforçado Alisson Francisco e entrou Duda Dalponte, figura, voz e vestimentas juvenis. Um risco para a emissora e para a moça, recém iniciante na profissão.
Diferença
Reprodução NSC
Fabian Londero, editor-chefe e apresentador, está procurando fazer a diferença no NSC Notícias. Sempre cria alternativas para preencher bem o espaço local, tentando sair da mesmice. O que não acontece com os demais produtos do canal.
A última criação da equipe é um rodízio ao vivo das praças com textos de 20 segundos dos repórteres.
Out of duty
Depois de 600 dias acompanhando notícias, saio para um tempinho de férias. Mas, sigo conectado no Instagram. Até a volta.