1 – Uma pena que não temos chances
Essa nota é para a turma que morava na Trindade ou no Balneário do Estreito que ainda acreditavam que talento tinha origem no Rio de Janeiro. No futebol a cultura provinciana ainda prevalece. Basta acrescentar um “carioca” ao nome que o jogador está contratado. Nossos dirigentes negam o direito e as oportunidades aqueles nascidos na ilha. Alguns são como aqueles “manés” que compram carros importados; encostam na calçada à noite; botam gasolina no posto do Zezinho, porque é mais barato; reclamam do preço e se enchem de carnês para sustentarem uma “fantasia”. O Avaí, com um time de jogadores acima de 30 anos, trouxe um preparador físico do Flamengo: Felippe Capella. Mas tem uma explicação: Capella é cria da categoria de base do Botafogo, onde se criou Eduardo Barroca.
2 – Renda final estadual
Os estádios das Nações e o Augusto Bauer, onde se decide o título de campeão estadual de futebol, têm capacidade para 5 mil torcedores, mas a Federação Catarinense de Futebol restringiu a 4 mil e 4,2 mil torcedores, alegando segurança. No entanto, os automóveis estacionam dentro destes estádios com chaves de rodas e outros objetos, que podem se transformar em armas. No primeiro jogo, realizado nesta quarta dia 30/03, com carros e menos torcedores, o resultado foi um empate em um gol: de Juliano aos 2m para o Camboriú e de Fernandinho aos 61m para o Brusque. A decisão será sábado às 16h30 com transmissão pela NSC TV.
3 – Recorde de público
Por falar nisso, ontem, dia 30 de março, jogaram em Barcelona as equipes femininas de futebol do Barcelona e Real Madrid, quando foi quebrado o recorde mundial de público, ocorrido na final entre a equipe dos USA (5) e do Japão (2), em 05 de julho de 2015 e EEUU, com um público de 90.185 pessoas. Barça x Real, em Barcelona, o recorde foi de 91.553 pagantes. Tem gente que diz que o Brasil é o país do futebol.
4 – Oberdan renova com o Figueirense
Ele ampliou o contrato e o clube ficou com o direito, enquanto vigorar esse acordo, ao valor total da indenização caso ocorra a transferência do jogador para outra equipe. Antes esse direito era do Cascavel. Mas cá entre nós, aos 26 anos, Oberdan não é um investimento. Investimento foram: André Santos; Felipe Luís; Raphinha e Gabriel Guimarães que rendem dividendos, em todas as transferências, aos clubes formadores – Figueirense e Avaí.
5 – Um diz que 27 chega e o outro…
Contrata 43 jogadores. Fico com o português Luís Castro, do Botafogo. Quer saber? O Avaí tem seis goleiros; nove zagueiros; sete laterais; sete volantes; 11 atacantes e ainda estão chegando Bruno Michel e Kelvin (Ponte Preta) e Dentinho (Hercílio). O português do Botafogo disse que 27 jogadores está bom. Mas time rico é outra coisa, com um detalhe: tem 43 mas não tem um time de 11 jogadores titulares.
6 – Homenagem
A homenagem hoje vai para Fernando Linhares da Silva, narrador, comentarista e escritor, que morreu na terça-feira e deixou um legado. Aprendi a gostar dele e do que ele fazia, desde os tempos em que trabalhava na Rádio Diário da Manhã, na Praça XV. Fernando escreveu, durante 60 anos, parte da história do rádio, da televisão, do futebol da Ilha. Eu fiquei com as lembranças das emoções que vivi, ouvindo o que ele dizia e escrevia.
7 – Avaí e Série A
A abertura da Série A, do Campeonato Brasileiro de 2022, será sábado dia 9/4, às 16h30, no Maracanã, com o jogo Fluminense x Santos; às 19h, no estádio Antônio Accioly, jogarão em Goiás: Atlético-GO x Flamengo; às 21h, na Arena Allianz: Palmeiras x Ceará e o que nos interessa, irá acontecer no domingo, dia 10 de abril de 2022, às 19h, na Ressacada: Avaí x América MG.
8 – Fla 0 x 2 Flu; olha o que escrevi
A crônica carioca que vive na Zona Sul do Rio e cultua a moda de que no Rio, treinador tem que ser estrangeiro, esquecendo de somar quantas vezes “Abelão”, ex-jogador do Figueirense, chegou a uma final como treinador e jogador. O carioca é um tipo que não enxerga além do Cristo Redentor, que sabe o que vai acontecer amanhã e adora se despedir dizendo: “Aparece lá em casa!” Deu dois a zero para o Fluminense, de Abel Braga, no jogo de ontem, dia 30 de março. Domingo tem mais.
9 – Paulista – Palmeiras 1 x 3 São Paulo
Não sei mais o que é – mão na bola e bola na não. Mas o árbitro Douglas Marquês das Flores e o VAR, que trabalharam no jogo São Paulo 3 x 1 Palmeiras, no Morumbi, ontem 30/03, inventaram um pênalti para o SP. Eles jogaram a ética, a lógica e a regra do jogo no lixo. Domingo a volta será entre os dois na Arena Allianz Parque do Palmeiras.
10 – Sobre Cristiano Ronaldo
Bruno Fernandes parceiro do CR7 na seleção portuguesa disse que “os entendidos em futebol esqueceram de perceber a assistência (passe) que ele me deu no primeiro gol e do deslocamento, atraindo o central e abrindo espaço para, que sozinho dentro da área, pudesse fazer o segundo gol. Mas há quem diga, é gente que pensa que entende de futebol, sem ter ideia da imagem completa do jogo, dos movimentos que Cristiano faz que são importantes para a equipe”.
11 – Os conselheiros
Do Cruzeiro fazem jogo duro com Ronaldo Nazário e dizem que a proposta dele é lesiva à instituição (já ouvi esta frase de conselheiros do Figueirense). O Cruzeiro deve mais de R$ 800 milhões e esses conselheiros nunca condenaram ou definiram as últimas administrações do Cruzeiro como lesivas ao clube.
12 – Mundial do Catar
Mais duas seleções estão no Mundial após a última rodada da fase de classificação da Concacaf: Estados Unidos e México. Nesta sexta, (01/04) em Doha, no Catar, às 13h, com transmissão da Globo, será realizado o sorteios dos grupos que começarão a jogar no dia 21 de novembro. Antes será realizado em Doha, entre os dias 13 de 14 de junho os jogos da repescagem entre Peru x Austrália/Emirados Árabes; Costa Rica x Nova Zelândia e ainda, por definir a data, Escócia x Ucrânia, por causa da invasão da Rússia.
FIM.
*Foto: Felippe Capella – Reprodução/Avaí