Abril 09, 2020

Nossa Jogada

Nossa Jogada

Primeira Dama

Morreu Dona Mariza Ortiga. A foto aí acima era o Figueirense que ela adorava, ajudou a montar e amar: de pé - Vacaria, Moenda, Jaílson, Adaírton, Pinga e Da Costa; agachados – Caco, Moacir, Luiz Everton, Tião Marino, Land e Nocaute Jack. Posando no estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí, onde conquistou o direito de ser o primeiro clube de SC a disputar o Campeonato Nacional de 1973.

Dona Mariza era casada com José Mauro, que ainda menino, filho de Osni Ortiga, na velha Florianópolis, foi estudar na Escola de Agulhas Negras do Exercito e destacado no Rio de Janeiro se conheceram.

Quando voltou do Rio de Janeiro para a Ilha já era o major Ortiga. Chegou com mulher, dois filhos, sogro, sogra e um sonho: colocar o Figueirense no “cenário nacional”. Como “Primeira Dama” do futebol de SC, Dona Mariza ajudou o marido a realizar o sonho.

Ela morreu terça-feira 07/04/2020. O clube, os dirigentes e torcedores lhe devem a gratidão por ela e o marido: Major Ortiga, terem ajudado o Figueirense a “escrever o seu nome na historia”.

Ambos!

 

Battistotti e Fundo

Os contratos de trabalho dos jogadores não têm seguro; nem a CBF tem um fundo para enfrentar uma crise econômicas como esta. Existe um seguro para os jogadores quando estes forem convocados para defenderem as seleções brasileiras. Battistotti me disse que existe um fundo do legado da Copa do Mundo 2016, que deve ajudar aos clubes, mas que deve limitar o valor para cada um deles, de acordo com o fair play financeiro que uns obedecem e outros não.

 

O Beijo

O time de futebol: o beijo do Cacau Menezes estará de volta às paginas do jornal ND. Se você tem duvida, espere. Não demora que os craques convocados pelo Cacau irão aparecer, entre eles: Juninho Pacheco, Morvan Silva e a nova aquisição - Marquinhos Santos, assim que a quarentena terminar.

 

Em Criciúma...

Jaime dal Farra, presidente do Criciúma, garantiu que paga os salários de jogadores e funcionários este mês; - O mês que vem vamos negociar, não tenho de onde tirar dinheiro. A cota da TV, para jogar o estadual, acabou. E aproveitou para dizer que dois reforços assinaram um pré-contrato.

 

Em Madrid...

Toni Kross: - Estou a favor que se pague o salário completo e que cada um faça coisas sensatas; existem lugares onde se pode ajudar.

Os jogadores do Madrid aceitaram reduzir 20% do que ganham e Kross completou: - Estamos fazendo uma doação ao clube!

 

Futebol e dinheiro

Assista na Netflix a serie “Sunderland - até morrer”, a narrativa moderna de um time de futebol, do Nordeste da Inglaterra. A vida, a administração, as promoções, as derrotas, as vitórias e o comportamento da torcida. Nada mais parecido com Avaí e Figueirense.

 

Palmeiras

De “Sanzé” ou seria do Roçado? Está comemorando 50 anos de existência e o craque Cel. Eliezer já pendurou as chuteiras. Não pisa mais, há muito tempo, no gramado do estádio Enio Amantino da Silva.

 

Campeão do Mundo!

Durante um clássico entre Real Madrid x Barcelona, ocorreu um “entrevero” entre os jogadores dos dois clubes. Saiu este dialogo:

Cristiano Ronaldo: - Quem és tu?

Pedro: - Eu?... Um campeão do mundo! E tu?

 

Fórmula 1

Bernie Ecclestone o todo poderoso da Fórmula 1 vai ser pai aos 89 anos e disse o seguinte: - Como não estou trabalhando tenho tempo para tentar.

Ayrton Senna: - A morte de Senna foi como se Jesus tivesse sido crucificado pela televisão.

Seqüestro: - Todos sabem que eu não pagaria R$ 1,00 pela minha sogra.

 

“Janelão”

Quer dizer que o título estadual do Avaí de 1942 foi conquistado no tapetão? Na decisão daquele ano entre Avaí e Caxias de Joinville o comando do exército, no período da Segunda Guerra não deixou os jogadores do Caxias de Joinville viajar.

Não teve disputa na Capital?

Assim o título foi conquistado no “tapetão” dado pelos cartolas. Como que ocorra de novo por causa da interrupção do Estadual/2020, que pode não terminar.

Um segundo título por decreto?

 

Repercussão

A esposa do Milton Cavallazzi, dona Clotilde, irmã do Mirinho, não contou tempo e mandou um recado:

- O meu velhinho está todo prosa pelo que escrevesse. Há 50 anos que deixou de jogar bola e ainda falam dele. Valeu!

 

Marco Antônio Martins

Na 134ª Assembleia Geral da Internacional Football Association Board (The IFAB) foram aprovados novas interpretações sobre as Regras dos Jogos e a discussão eterna é a de entender o que significa - mão na bola, bola na mão. Que coisa difícil de entender.

Ah, também sobre o reinício do jogo com o goleiro e outras coisas que continuam sendo interpretativas.

Assim, em cada cabeça de um árbitro de futebol: uma sentença.

 

Maradona

Esteve na borda da morte duas vezes. Se entregou ao álcool e a cocaína. O coração é fraco e custa a caminhar. Sempre regressa e enlouquece a “hinchada” – torcida. Agora é treinador do Gimnasia, um clube ruidoso a posto de um ídolo no crepúsculo da vida.

Maradona na Argentina é um assunto racional, uma questão de fé. 

Uma legenda sem fim!

 

Filme

"O Homem que Matou o Facínora", assistam. É bom! Foi deste filme que tiraram a expressão: "Se a versão for melhor que os fatos, publiquem a versão".

Tags:
futebol nossa jogada paulo brito
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Exclusivo

Nossa Jogada

Julho 26, 2021
Exclusivo

Nossa Jogada

Julho 22, 2021
Exclusivo

Nossa Jogada

Julho 19, 2021
Exclusivo

Nossa Jogada

Julho 15, 2021

Paulo Brito

Paulo Brito

Paulo Brito nasceu em Florianópolis, graduou-se em jornalismo na PUC RS em 1972, mas desde 1971 exerce o ofício de comentarista esportivo, tendo trabalhado em jornais, rádios e televisões nas praças de POA, SP, BCN e FLN. Foi professor do IEE: - Instituto Estadual de Educação e no Colégio Catarinense, profissão que o levou a UFSC: - Universidade Federal de Santa Catarina onde permaneceu até 1998. Foi membro da Comissão que criou o Curso de Jornalismo na Federal de SC.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!