Nossa Jogada

Nesta foto, de 1972, de boné branco, cercado por jornalistas, é Otto Gloria, brasileiro e treinava o Grêmio de POA. Os jornalistas são: ao fundo Virson Houlderbaum; não identifico; de óculos escuros Claudio Brito; escondido João Carlos Belmonte; a esquerda de Otto - Jodoé de Souza e caminhando pela grama Claiton Selistre.
Otto Glória é assunto de outra nota abaixo.
LIVRO
Vai uma sugestão: Á Sombra das Chuteira Imortais – Crônicas de Futebol, de autoria de Nelson Rodrigues. Editoras Companhia das Letras, Rio 1993.
FRASES DO MISTER JESUS:
1 – O Julio Cesar, ex-goleiro do Benfica, ajudou a preparar o terreno para Jorge Jesus no Flamengo;
2 – O futebol e os clubes da Europa são o espelho do futebol mundial;
3 – A minha vontade é ficar. Só a saudade pode me levar de volta;
4 – Em 5m de jogo a gente percebe a estratégia do adversário;
5 – Há poucas duplas de ataque iguais a Bruno Henrique e Gabriel, disse: - Quem sabe Messi e Suarez, Ronaldo e Di Bala e uma terceira terei que pensar.
A MODA
Portugal virou moda. Rato passeando pela cidade do Porto, leu no jornal:
- Brito, em jogo válido pela Segunda Divisão portuguesa, realizado no ultimo domingo (08/03), o Figueirense – time da Foz da Figueira perdeu de 9 a 0 para o Arouca.
VITÓRIA
Na quarta o Figueirense venceu o Fluminense por 1 a 0, no primeiro jogo da terceira fase da Copa do Brasil. Alemão – de alemão a gente pode chamar um jogador, marcou um gol.
Os cascudos não foram bem!
Os meninos se superaram. A volta será quinta no Maracanã.
MUNDIAL
Este ano não teremos Liverpool de Flamengo pelo mundial de clubes. Os ingleses foram desclassificados da Champion pelo Atlético de Madrid e não irão ao mundial como campeão Europeu.
PROVINCIANO
Na terça-feira a diretoria da ASFIG e do Figueirense estiveram no “CT do Cambirela”, em homenagem a grandeza da montanha em frente, e de um dos símbolos da nossa cultura, onde o clube forma e treina seus profissionais.
Mas o atual presidente da ASFIG, Carlos Fernando Carriço, que na ânsia de se tornar maior do que o Cambirela o Figueirense, citou, depois de relacionar as reformas que serão feitas no CT: - Aqui ergueremos o “Ninho do Gavião”.
Quem infeliz! Além de provinciano tentou comparar seu clube ao Flamengo e não contente homenageou uma organizada, que mais tem trazido problemas ao clube.
Que pequeno, querendo ser maior do que é.
Lamentável.
Tem gente que não enxerga a grandeza de tão perto e prefere enxergar e elogiar o que esta longe.
A ilusão do futebol.
DOMINGO
Pelo Estadual de SC, quatro clubes andam com a corda no pescoço: Juventus, Chapecoense, Concórdia e Tubarão.
Destes: dois permanecerão na primeira divisão do estadual de 2021 de SC e os outros dois disputarão um play off para saber quem fica e quem cai.
REGULARIZAR
Um catarinense - Tullo Cavallazzi Filho irá coordenar o debate sobre a nova regularização do futebol brasileiro, em um seminário, a ser realizado no dia 19/03, em Brasília, para apreciar as propostas de modificar a legislação para o futebol no país.
Como a transformação dos clubes em Sociedade Anônima do Futebol, quando envolverá atenção a legislação trabalhista, que tanto tem contribuído para as dificuldades administrativas e financeiras dos clubes sociais de futebol no Brasil.
O tio Milton Cavallazzi fazia gols. O Sobrinho faz leis.
Salve!
EDITORIAL
DIGNOS DE DÓ...
Eu cresci lendo e ouvindo falar de Otto Glória (1917 – 1986), treinador brasileiro que levou a seleção de futebol de Portugal ao terceiro lugar no Mundial de 1966, na Inglaterra.
Otto foi idolatrado por este feito.
Logo depois alguns treinadores de futebol foram trabalhar em Portugal: Felipão, Carlos Alberto Silva, Geninho, Abel Braga, Paulo Autuori e Marinho Perez que não foram lembrados pelos “treineiros” brasileiros quando criticaram a contratação do português Jorge Jesus pelo Flamengo.
Esquecem rápido e se diminuem.
Os nossos treinadores e jogadores podem trabalhar em Portugal, por que um português não pode trabalhar no Brasil?
Os portugueses não gostavam era de dentistas brasileiros.